Esporte: Prêmio pode garantir vaga de Marizete Rezende nos Jogos Pan-Americanos

Marizete Rezende venceu a 20ª Volta USP e a 78ª São Silvestre

qua, 08/01/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

Depois de vencer a 20ª Volta USP em São Carlos, no dia 30 de novembro e a 78ª São Silvestre, no dia 31 de dezembro, a fundista Marizete Rezende planeja utilizar o prêmio da USP para viabilizar a obtenção do índice que a classificará para a maratona nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo no segundo semestre.

A prova de São Carlos, com 10,6 km, foi vencida na categoria geral feminina por Marizete, com a marca de 36’02’’ e na categoria masculino por seu marido e treinador Diamantino Silveira dos Santos, com 32’14’’. Cada um embolsou R$ 12 mil, além de receberem passagens aéreas para qualquer lugar da Europa.

A 20ª Volta USP 2002, que teve aproximadamente 1300 atletas inscritos, distribuiu 91 troféus, 1.200 medalhas e 1.200 camisetas personalizadas, além de 10 passagens aéreas para a Europa patrocinadas pela empresa holandesa de aviação KLM. A prova foi realizada pelo Centro de Educação Física Esportes e Recreação (CEFER) da Prefeitura do Campus de São Carlos.

Sem patrocínio para participar de maratonas no Japão e nos Estados-Unidos, a fundista poderá utilizar a passagem ganha na prova da USP para ir à Europa tentar sua qualificação. Uma das possibilidades é conseguir o índice em março, em Roma. Na edição de 2002, Marizete obteve o segundo lugar. Uma outra forma é vencer a Maratona de São Paulo, que também distribui vaga para o Pan-americano. A atleta já chegou em primeiro lugar nas maratonas de São Paulo, dos Bandeirantes, de Curitiba e de Santa Catarina.

O regulamento da Federação Paulista de Atletismo estabelece que uma das vagas do Brasil no Pan-americano ficará com a brasileira mais bem colocada na prova de São Paulo e a outra com a atleta que conseguir percorrer 42 km e 195 metros em até 2h32min em qualquer outra prova oficial.

Agência USP