Esporte: Olimpíada Colegial comemora 62 anos de existência

Na ocasião, foram doados 500 livros

qua, 07/05/2003 - 16h43 | Do Portal do Governo

A Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer e da Educação celebraram nesta terça-feira, dia 6, Termo de Compromisso para a realização da Olimpíada Colegial de Esporte. Os Jogos Colegiais do Estado de São Paulo foram criados em 1941 pelo Cap. Sylvio Magalhães Padilha, então diretor da Diretoria de Esporte de São Paulo. Mas os jogos já ficaram conhecidos como Campeonato Escolar de Esportes, e no dia 11 de março deste ano foi instituída Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo pela Secretaria da Juventude em parceria com a Educação.

Trata-se do maior evento de esporte escolar da América Latina e consiste numa competição anual envolvendo escolas estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim) através da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas-ACD.

Na ocasião, foram doados 500 livros do secretário estadual e velejador Lars Grael aos convidados – fruto da parceria com a Editora Gente. O livro ‘A Saga de um campeão’ traz toda a trajetória do esportista até o acidente que sofreu. ‘Eu participei do primeiro campeonato escolar em 1974, na cidade de Campinas. Dalí saíram diversos ídolos do esporte nacional como o Bernard do vôlei, por exemplo. O que queremos é o esporte para formar cidadãos e futuros campeões, dando à todos a oportunidade de mostrar o potencial esportivo que se manifesta nesses campeonatos’, explicou o
secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. ‘Não é apenas formar um campeão do esporte. Mas um campeão da vida’, finalizou.

Para o secretário estadual e professor Gabriel Chalita, os atletas que iniciaram a carreira em campeonatos escolares servem como exemplo. ‘O esporte trabalha com a identidade humana e a Educação é o berço de tudo. Precisamos incentivar os talentos esportivos nas escolas públicas. O esporte traz valores essenciais: o espírito de equipe e a consciência do fracasso ou da realização. Vamos transformar essa Olimpíada num grande marco nas 6.100 escolas da rede pública’, declarou.

Durante o eventi, foram homenageados atletas que começaram suas carreiras em campeonatos escolares, alguns campeões mundiais como Magic Paula, do basquete e atual secretária Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Maurício Jahú, do vôlei, Raimundo de Oliveira e Mateus Augusto Bordinhão, ambos do atletismo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Juventude

M.J.