Esporte: Estado vai construir quadras poliesportivas em assentamentos

Três municípios paulistas vão receber as quadras: Mirante do Paranapanema, Itaberá e Franco da Rocha

qui, 26/02/2004 - 20h17 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado planeja a construção de quadras poliesportivas em assentamentos rurais de três municípios paulistas: Mirante do Paranapanema, Itaberá e Franco da Rocha. O assunto foi discutido nesta quinta-feira, dia 26, entre o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, José Jesus Cazetta Júnior, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na reunião, o secretário adjunto da Justiça disse que a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) fará uma pesquisa quanto ao custo das obras. O levantamento deverá ser encaminhado à Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer dentro de 15 dias. A execução das obras será feita em parceria com o Itesp.

O secretário Lars Grael vê com entusiasmo o investimento nos assentamentos. ‘Não tenho a menor dúvida de que o esporte é um caminho de inclusão social de grande eficácia. O resultado é praticamente imediato’, explicou. Ele acredita que o resultado dessas três experiências iniciais deverá motivar a ampliação do projeto, beneficiando outras regiões do Estado.

Para o MST, o projeto é importante por possibilitar não só uma opção de lazer para as famílias assentadas, mas também a integração social dos jovens. ‘Temos em média um jovem, acima de 15 anos, por família assentada’, explicou Delweck Matheus, coordenador do movimento. Segundo ele, a idéia é criar um espaço adequado para atividades esportivas e também culturais.

Em Mirante do Paranapanema, na escola do assentamento São Bento, já foi feita a terraplenagem de um terreno para a construção da quadra. O Governo do Estado pretende concluir essa obra e construir outras duas quadras em Itaberá, região Sudoeste do Estado, e em Franco da Rocha, município da Grande São Paulo.

O MST também solicitou o apoio do Governo para a realização de uma ‘Olimpíada da Reforma Agrária’ ainda este ano. Grael disse gostar da idéia e pediu para que fosse agendada uma reunião com o setor de eventos da Secretaria de Esportes para discutir o assunto.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer

M.J.