Esporte e Lazer: Secretaria quer empregar prática esportiva no combate às drogas e violência

Serão criados novos projetos e os que estão em andamento ganharão fôlego extra

qui, 06/03/2003 - 11h10 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Difundir a prática esportiva como forma de promover o desenvolvimento social e combater a violência, a marginalidade e o uso de drogas é o foco de atuação da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. O titular da pasta, Lars Grael, está empenhado em criar políticas participativas incluindo os três segmentos, cujas linhas mestras serão discutidas com a comunidade. Sua gestão deverá atuar de forma integrada com as outras secretarias, os governos federal e municipal e a iniciativa privada.

‘Não basta liberar kits esportivos, construir quadras ou fazer jogos. Temos que desenvolver uma política estadual abrangente para os 645 municípios e administrá-la com coerência em relação às diretrizes nacionais do esporte. Afinal, ele é instrumento de prevenção à violência, marginalidade e ao uso de drogas. Não existe melhor campanha de convencimento e capacitação do que a inserção do esporte em uma comunidade que viva sob risco social’, explica o secretário.

Instalada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, a secretaria criará novos projetos e os que estão em andamento ganharão fôlego extra. Entre eles, os projetos Futuro e Esporte Clube Cidadão. Haverá também modernização dos parques Baby Barioni e Constâncio Vaz Guimarães, conclusão do Centro Olímpico Mário Covas e construção do Parque da Juventude.

Gestão participativa

Com orçamento anual de R$ 49 milhões, a Secretaria planeja criar política pública específica para a juventude envolvendo outras Secretarias, sob a coordenação da pasta de Esporte. O trabalho em conjunto permite agir com ‘critério, foco e dar visibilidade às ações do Governo em relação à juventude’.

O secretário lembra que São Paulo é o primeiro Estado a adotar o modelo francês, em 2001, de unir juventude, esporte e lazer. ‘A mudança teve como objetivo incrementar o papel do esporte e oferecer novas propostas envolvendo essa atividade, de indiscutível relevância na formação da personalidade de cada indivíduo.’

Está na pauta de trabalho a criação do Conselho Estadual de Atletas envolvendo todas as modalidades, com poder normativo e deliberativo. ‘Para que a gestão se dê sob os olhos da juventude e dos esportistas’, será ainda formado o Conselho Nacional da Juventude. A idéia, de acordo com o secretário, que também é presidente do Fórum de Secretários de Gestores Estaduais e de Esporte e tem assento no Conselho Nacional do Esporte, é democratizar o processo decisório para que a comunidade esportiva seja mais participante.

Ponto polêmico e gerador de muitas discussões é a criação de lei de incentivo fiscal para o esporte, como as existentes para a cultura e moradia. ‘Estamos estudando com os poderes Executivo e Legislativo um projeto de lei viável que não ponha em risco o ajuste fiscal e possa atrair a iniciativa privada para investir no desporto. Viável é, tanto que os Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí já dispõem dessa lei’.

Definindo caminhos

A secretaria desenvolverá ações específicas para o esporte de rendimento (competição) com o fim de gerar possibilidades para o surgimento de novos valores no panorama desportivo. Elas abrangerão atividades olímpicas, não-olímpicas e para-olímpicas, e os eventos serão regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Serão criados núcleos de projetos especiais para atender as pessoas portadoras de deficiências. Já o maior evento esportivo nacional, os Jogos Abertos do Interior, serão melhorados e haverá discussão com municípios, federações e atletas para tratar dos regulamentos e modalidades.

Outro objetivo da secretaria é transformar os centros de referência nacional em centros de excelência e desenvolver vocações regionais agregando novas modalidades. Entre eles estão, a canoagem de velocidade em Piraju, beisebol e softball de Ibiúna, tênis de mesa em Piracicaba e vela em Ilhabela.

São Paulo se prepara para sediar a Olimpíada de 2012

São Paulo e Rio de Janeiro disputam candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2012. As duas cidades trabalham para organizar os dossiês oficiais de postulação, a serem entregues ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 15 de abril.

‘São Paulo lançou-se a esse desafio em dezembro. A candidatura nasceu da cidade, e de imediato, o governo ofereceu apoio à prefeitura paulistana. Dos 19 itens, 16 necessitam da estrutura e intervenção direta do Estado. Temos hoje sete secretarias mobilizadas e atuando diariamente no comitê de campanha, no Parque Anhembi.’

O Estado elaborou o plano diretor de investimentos para os municípios onde poderá haver competição. Engloba a questão ambiental, urbana e de segurança. Entre as propostas, estão obras de controle de enchentes e despoluição do rio Tietê, construção de linhas de metrô e ligação de transportes mais eficazes para o deslocamento aos locais dos jogos.

Haverá também aplicação de recursos no sistema de turismo, rede hoteleira e parque esportivo envolvendo a modernização dos espaços atuais e a construção de novos complexos para receber todo o aparato exigido por uma Olimpíada.

São Paulo ainda está definindo eixos estratégicos. Mas os jogos deverão ocorrer próximo aos rios. Foi no rio Tietê que nasceram as primeiras modalidades esportivas, a natação e o remo. De acordo com o secretário, o Parque Esportivo Olímpico, as Vilas Olímpica e de Mídia e principais eventos estarão às margens do rio Tietê ou rio
Pinheiros ou na orla da Represa da Guarapiranga.

Somente no dia 7 de julho deste ano, São Paulo ficará sabendo se o esforço foi recompensado. É nesta data, que o COB definirá, no voto, a cidade brasileira que concorrerá a sede dos Jogos de 2012. Já a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), ocorrerá em 2005.

Reforma do Ibirapuera obedecerá padrão internacional

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães será modernizado para permitir o acesso aos portadores de deficiências, atender ao Código do Direito do Torcedor, aprovado este ano, e obedecer às normas técnicas internacionais das respectivas modalidades esportivas. Além disso, a estrutura será adaptada e preparada com padrão olímpico para que São Paulo possa receber a Olimpíada de 2012, caso vença a disputa.

As inscrições para o concurso de modernização ficarão abertas até 12 de março e o resultado será divulgado em maio deste ano. cInaugurado em 1957, o Vaz Guimarães é um dos maiores e mais equipados complexos desportivos da América Latina e sedia inúmeros eventos esportivos, culturais e de lazer. Anualmente oferece 5.000 vagas gratuitas à população.

Com área de quase 100 mil m², o complexo abrange o Ginásio Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), Ginásio Mauro Pinheiro (poliesportivo), Estádio Ícaro de Castro Mello (atletismo e futebol), Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo e Palácio do Judô.

Parque da Juventude

No mesmo local onde funcionava a Casa de Detenção, no Carandiru, será construído o Parque da Juventude, novo pólo esportivo, educacional e cultural. A primeira parte do projeto a ser inaugurada é o parque esportivo, com dez quadras, pista de Cooper, pista de skate, equipamentos de ginástica, áreas de descanso e vestiários.

O tema educação também estará presente nos centros de cultura. Artes cênicas, dança e música estarão integradas com entidades sociais, associativismo e voluntariado. Haverá biblioteca virtual, formação profissional por meio da Fatec, além de bosques, concha acústica e anfiteatro para apresentações ao ar livre.

Claudeci Martins

(AM)