Esporte: Conjunto Esportivo do Ibirapuera será modernizado

Complexo será modificado para receber os maiores eventos esportivos do País e do calendário mundial

ter, 29/10/2002 - 11h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo anuncia nesta terça-feira, dia 29, o concurso arquitetônico para modernizar o Conjunto Esportivo do Ibirapuera (Constâncio Vaz Guimarães).

O planejamento inclui uma série de demandas técnicas, operacionais e estruturais para que o complexo receba os maiores eventos esportivos do país e do calendário mundial. As modificações visam padrões internacionais, tecnologia de ponta, maior conforto, logística e operacionalidade das atuais instalações.

“O objetivo da ação é dar a São Paulo e ao Brasil o mais moderno centro esportivo da América Latina”, informa Luciana Temer Castelo Branco, Secretária da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. A modernização será realizada em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), órgão que irá fiscalizar e julgar os trabalhos inscritos. A abertura do concurso público será no dia 11 de novembro, seguida da publicação de edital no Diário Oficial.

O projeto de reforma e modernização vai levar em conta uma série de demandas técnicas, operacionais e estruturais.

Principais unidades

  • Ginásio Geraldo José de Almeida (capacidade: 11.000 pessoas).
  • Conjunto Aquático (capacidade para 5.600 pessoas), com uma piscina olímpica para competições de natação e pólo aquático, um tanque de saltos para competições de saltos ornamentais e nado sincronizado, além de quatro piscinas pequenas para aprendizado, aulas de hidroginástica, natação para deficientes e recreação;
  • Estádio Ícaro Castro Mello (capacidade para 13.000 pessoas) abriga competições e treinamento de atletismo, jogos de futebol e eventos.
  • Ginásio Mauro Pinheiro (capacidade para 3.000 pessoas)
  • Palácio do Judô (capacidade para 500 pessoas), ginásio com 900 metros quadrados que abriga treinamento e competições de judô e volêibol;

    Números

    -Usuários regulares: são cerca de 8.000

    -5.000 alunos de cursos em 21 modalidades esportivas;

    -100 atletas residentes do ‘Programa Olímpico – Projeto Futuro’;

    -200 atletas do ‘Projeto Clube Cidadão’, parceria Nossa Caixa;

    -200 jovens ‘Programa Esporte e Ação’, Instituto Pão-de-Açúcar;

    -1.200 usuários do ‘Clube da Melhor Idade’

    -100 alunos – curso: Educação Física Universidade Ibirapuera (Unib);

    -1.000 atletas utilizando a pista de atletismo;

    Alojamento

    -Ginásio Ibirapuera (25 quartos para 320 atletas),

    -Conjunto Aquático (18 quartos – 72 atletas),

    -Projeto Futuro (100 vagas)

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer

    Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

    O IAB (SP) fará a parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer para a modernização do Constâncio Vaz Guimarães.

    Organizou o concurso para o novo centro da cidade, a urbanização do Vale do Anhangabaú, o Bixiga, o II Exército no Ibirapuera, a Assembléia Legislativa, a restauração urbana e paisagística das marginais dos rios Pinheiros e Tietê, a área do Carandiru e a Bienal Internacional da Arquitetura (que foi realizada em sua quarta versão de outubro de 99 a 25 de janeiro de 2.000). Com 5.000 sócios, o IAB atua em 26, dos 27 estados do Brasil.