Esporte: 47º Jogos Regionais reúne 500 cidades do interior paulista

Atletas de oito regiões do Estado participam da competição em 19 modalidades esportivas

sex, 11/07/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Andréa Barros


Começou dia 3 e vai até 13 de julho a primeira fase dos 47º Jogos Regionais de 2003. As cidades que sediam esta fase são Pindamonhangaba, Igaraçu do Tietê, Araras e Votorantim. A segunda etapa será de 17 a 27 nos municípios de Caieiras, Sertãozinho, Birigüi e Dracena. Estão inscritas mais de 500 cidades nessas oito regiões.

A competição tem duas categorias: A – até 21 anos, e B – Livre. São disputadas 19 modalidades: atletismo, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica olímpica, handebol, judô, malha, natação, tênis, tênis-de-mesa, voleibol, voleibol de areia e xadrez.

O voleibol de areia está nos jogos pela primeira vez. “Estamos inserindo esta modalidade para ver se vinga. Para isso temos de ter um número mínimo de cidades inscritas”, explica o assessor da Divisão de Esportes da Secretaria da Juventude, Rafael Guzzi Neto.

“Também estamos fazendo apresentações da luta olímpica (espécie de luta livre de solo, diferente do judô, que é praticado em pé) em todas as cidades-sede, para divulgá-la e inseri-la no próximo ano.” Segundo o assessor, apesar de a maioria das pessoas achar que só jovens participam dos Jogos, “muitos atletas de meia-idade, e daí para cima, disputam, principalmente, bocha e malha. Além da competição amistosa, é muito importante para os participantes o lado social, a confraternização”.

Competição sadia

Os Jogos Regionais favorecem o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado de São Paulo por meio da competição sadia e contribuem para o aprimoramento técnico nas diversas modalidades em disputa. Além disso, busca os melhores atletas ou equipes em cada uma das regiões esportivas, pois são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior, que neste ano serão realizados na cidade de Santos, de 9 a 19 de outubro.

“Dependendo da modalidade são classificados para os Jogos Abertos somente o campeão ou o vice-campeão e o campeão. Em alguns casos como o atletismo, classificam-se os sete primeiros colocados.” As cidades-sede dos Jogos foram escolhidas em votação entre os municípios participantes.

“É importante sediar os Jogos Regionais. Além da movimentação e do agito do comércio, a cidade recebe verbas para ampliar e melhorar suas áreas esportivas”, comenta Rafael. A Secretaria da Juventude está com um Comitê Organizador e de Imprensa em cada cidade-sede.

O objetivo é transmitir de maneira dinâmica a programação e os resultados dos jogos à imprensa, aos esportistas e a todos que estiverem acompanhando os 47º Jogos Regionais de 2003. O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o secretário-adjunto, Rubens Frascino Jordão, o coordenador de Esportes, Antônio Carlos Pereira e o assessor Luiz Carlos Martins compareceram à abertura da competição e estão acompanhando a competição em cada cidade.

Quem lidera

A equipe de ciclismo de São José dos Campos venceu todas as provas disputadas nos Jogos Regionais de Pindamonhangaba e contribuiu para aumentar a pontuação da cidade rumo ao primeiro lugar na classificação geral.

As provas do quilômetro contra o cronômetro, de velocidade, de critério por pontos e de resistência foram vencidas pelos ciclistas joseenses. Na classificação final da modalidade, São José dos Campos somou 72 pontos contra 48 de Suzano e 15 de Poá. A festa de premiação, após a prova de resistência realizada nas avenidas de Pinda, marcou a confraternização das equipes medalhistas.

Na sede de Araras, a cidade de Americana lidera com 138 pontos. Em segundo está Paulínia, com 134, seguida de Campinas com 126. Em Igaraçu do Tietê, Bauru está na frente com 96 pontos, Jaú com 90 e Piracicaba com 77 pontos.

Votorantim perdeu a primeira posição na classificação geral da sua região. A nova líder agora é Jundiaí, que tem 121 pontos contra 115 dos votorantinenses. Sorocaba continua na terceira posição com 114, mas encostou na cidade-sede.

Filha do tricampeão mundial inicia no atletismo

Taís tem 14 anos e o atletismo correndo e saltando nas veias. É filha do segundo casamento de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, e já segue os passos do pai. Treina em Guarulhos, onde mora com a mãe, e tem preferência pela especialidade do pai: salto. “A menina leva jeito, principalmente por causa do temperamento persistente que herdou do pai”, constata o tio Celso de Oliveira, irmão de João.

A família do tricampeão do mundo esteve na abertura dos 47º Jogos Regionais de Pindamonhangaba para inaugurar, com o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o painel em mosaico que homenageia o atleta, de autoria de Ademir da Costa, o Cuca, na entrada do complexo esportivo que leva o seu nome.

Celso não considera que a propalada falta de memória das autoridades brasileiras em relação aos ídolos nacionais atinja seu irmão. “Pinda prestou várias homenagens a João e há centros esportivos com o nome dele em Curitiba, Manaus e outros locais”, ponderou.

Celso critica a falta de reconhecimento de grandes atletas. “Outro dia parei num restaurante à beira da estrada e entrou o Robert Scheidt (velejador brasileiro hexacampeão mundial) e ninguém o reconheceu.”

O tio também acompanhou o filho mais novo de João do Pulo na cerimônia. Emanuel tem oito anos e vive em Pindamonhangaba, mas ainda não se decidiu por nenhum esporte. “Ele brinca um pouco de tudo.”