Espetáculo Circence marca o segundo dia da Semana da Solidariedade

Entidades da Zona Sul fizeram parte da programação

ter, 27/09/2005 - 19h48 | Do Portal do Governo


Crianças do Lar Espírita Infantil Allan Kardec, localizado na Zona Sul da Capital assistiram um verdadeiro espetáculo circense apresentado por artistas do ICC – Instituto Criança Cidadã, nesta terça-feira, dia 27. O evento contou com a presença de Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), e marcou o início das atividades do segundo dia da Semana da Solidariedade, voltada para a criança, promovida pelo Fussesp, de 26 a 30 de setembro.

Hoje, foi a vez de três entidades da Zona Sul da Capital receberem a visita de Lu Alckmin e a ajuda de parceiros da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas privadas, que estão aderindo à Semana e colaborando para melhorar as condições das entidades visitadas. “Um dos objetivos da Semana já está sendo atingido”, diz Lu Alckmin. Porém ela enfatiza que a meta vai muito além. “O importante é envolver e sensibilizar toda a sociedade para a disseminação de ações similares de solidariedade e responsabilidade social voltada às crianças”, afirma.

Ao visitar as entidades, constata-se que todas têm em comum a dedicação, que vai desde a direção, passando pelo corpo de funcionários e voluntários. É o caso do Lar Espírita Infantil Allan Kardec fundado com esforços e recursos de amigos preocupados com o futuro das crianças carentes, em 1993. Localizado no Jardim Ângela, a entidade atende gratuitamente crianças em regime de internato e proporciona a formação escolar até a profissionalização. Entre os cursos de especialização estão os de mecânica industrial e de manutenção, ambos oferecidos por metalúrgicas, que posteriormente oferecem emprego aos adolescentes. Também há cursos para manicure, pedicure, cabeleireiro e informática, entre outras. O conceito trabalhado no espaço é o de um lar, por isso, a saída não é obrigatória quando eles completam a maioridade.

Já na Associação Cristã de Casais Vila Acalanto, segunda instituição visitada, atende crianças com idade de até 5 anos encaminhadas pela Vara da Infância e de Juventude. Apesar da permanência no abrigo ser relativamente curta, a entidade acolhe e oferece tratamento personalizado para cada um deles, de forma que todos se sintam em um lar. Preservar e fazer valer os direitos de uma criança, principalmente o de ter uma família, também está entre os objetivos da Associação. As crianças podem ser reintegradas na própria família ou adotadas. A funcionária Tereza Roque, 45 anos, que há 12 anos trabalha na entidade diz que trabalhar naquele lugar é gratificante. “É uma grande troca de amor com as crianças”. Porém, conclui expressando o sentimento que toma conta dela todos os dias. “Na hora da saída é muito ruim. Dá vontade de voltar. Vamos para casa, mas fico pensando neles. São tão pequenos e precisam tanto de nós!”, diz ela.

O Lar Escola Caibar Schulel, terceira visita, é um abrigo com 70 crianças e adolescentes com idade até 16 anos, encaminhadas pela Justiça. Elas têm acesso a cursos profissionalizantes, atividades físicas e culturais. Larissa*, 15 anos, chegou a passar pela Febem e, vive há 10 anos no Lar. Ela diz que a vida ali dentro é muito boa e sente-se segura em função do preparo que recebe para enfrentar o futuro. “Meu sonho é ser veterinária e falar alemão”, conta Larissa. Isso porque sua irmã mais nova foi adotada por um casal suíço. “Tenho muita saudade da minha irmã. Por isso, guardo um álbum com muitas fotos. Meu desejo é que ela seja feliz”, diz. Ela ainda conclui com uma mensagem às pessoas que pretendem adotar crianças: “Não separarem os irmãos, afinal somos uma família”.

Gilmara*, 14 anos, chegou no Lar Escola com 7 anos. Ela diz que as crianças que vivem em abrigos são especiais, caso contrário, não sobreviveriam. Com convicção afirma que é preciso ser forte para superar a falta da família. Força é o que não falta para Gilmara ao contar sua história: “minha mãe bebe e meu pai é depressivo. Se eu estivesse com eles, provavelmente teria me prostituído, ou engravidado precocemente, como minha irmã, que vive fora daqui”. Ela se destaca no local pela maturidade e força de vontade. Além de planejar seu futuro, ainda pensa muito no irmão de 12 anos, que também mora no abrigo “tenho que ensinar coisas boas a ele. Dar bons exemplos”.

Ao terminar a programação do dia, Lu Alckmin afirmou que o amor, o acolhimento e as oportunidades proporcionam segurança e auto-estima às crianças. ‘É preciso que haja o compromisso ético, moral e emocional da população com as crianças, o respeito com as diferenças e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver com dignidade seus potenciais físico, mental e moral. Toda a criança tem direito à educação, lazer, esporte, alimentação, saúde, convivência familiar e comunitária, enfim, direito à vida’.

Para participar da Semana da Solidariedade, a sociedade civil pode fazer doações de brinquedos, medicamentos, móveis, utensílios domésticos, fraldas e alimentos não perecíveis. As instituições também precisam do trabalho voluntário de profissionais como médicos, dentistas, psicólogos, e de pessoas que colaborem fazendo visitas a essas crianças. Basta procurar uma entidade mais próxima ou ligar para o Fussesp (11) 3874 6738 ou www.fundosocial.sp.gov.br.

* Os nomes dos personagens citados são fictícios.

Christiane Rocha

Confira a Programação da Semana da Solidariedade

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO

09h00 – Visita à Comunidade Eclesial de Base Sítio Pinheirinho /Abrigo Sagrada Família
100 Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, encaminhadas através do conselho tutelar e do Fórum da Vara de Infância e Juventude
Presidente: Irmã Maria Jacinta Rossi
Local: Rua Jacitara Tapiti, Nº 4 – Jd. Guairacá – Zona Leste

11h00 – Visita à ‘Nossa Creche 02’ – mantenedora da Sociedade de Defesa e Apoio às Comunidades Urbanas
Responsável: Graziela Camargo Zanelato
Contato: 273 0255
Creche com 70 crianças (0 a 4 anos) que permanecem das 7h as 17h30.0
Local: Rua Japaratuba, 296 – São João Clímaco – Heliópolis

15h00 Visita ao Projeto de Incentivo à Vida – PIVE
Maria Antonia De Moura – 6953 5158 / 6204 / 2874
Atende cerca de 80 crianças com HIV encaminhadas pela Justiça
Local: Rua Capitão João Noronha, 208 – Jd Vieira de Carvalho – Mandaqui – Zona Norte

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO

09h00 Visita ao Lar Espírita Infantil Allan Kardec – Internato com finalidade jurídica de uma escola que atendas os Ensinos Fundamental e Médio, além da profissionalização de aprendizes.
Presidente: Celso Serafim
internato com 60 crianças de 2 a 23 anos ( em formação sequencial)
semi – internato com 160 crianças
Autorização familiar
Tel.: 5514 3220
Local: Rua Capão Redondo, Nº 1 – Santa Margarida – Zona Sul

11h30 Visita à Associação Cristã de Casais Vila Acalanto
Contato: Irmã Natália 5514-6327
Abrigo com 44 crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
Local: Estrada Guarapiranga, 1050 – Guarapiranga – Zona Sul

16h30 Visita ao Lar Escola Cairbar Schutel
Contato: Joziane
Presidente: Reinaldo Correa 3742 0516
Abrigo com 65 crianças de 1 a 16 anos – encaminhadas pela Vara Infantil.
Local: Rua Francisco Preto, 213 – Vila Morse – Zona Sul

21h00 Evento “O Teatro Infantil Brasileiro”, com Arrecadação de Brinquedos para a Semana da Solidariedade
Local: Aldeia Turiassu, 928 – Fone: 3864 4795

QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO
Passeio com cerca de 2.500 crianças de entidades, que atendem crianças e adolescentes de escolas da rede estadual de ensino, e que estarão participando da Semana da Solidariedade no Hopi Hari. Permanecerão no local das 10 às 17 horas, com direito à alimentação.

QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO

10h00 Visita à Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo/Casa Pia São Vicente De Paula
Presidente: Celeste Bueno Bussamara
Contato: 3667-5801
Abriga 62 crianças de 7 a 10 anos com autorização familiar
Local: Alameda Barros, 539 Santa Cecília – Centro

14h00 Visita à Casa da Criança
Presidente: Maria Odette Molando Amaral
Contato: 5579 2367 / 5571 4134
A casa abriga 85 crianças de 2 a 4 anos, que permanecem no local de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com autorização familiar
Local: Rua Ambrozina de Macedo, 194 – Vila Mariana – Zona Sul

16h00 Visita à Associação das Senhoras Evangélicas
Presidente: Miriam
Contato: 5061 1655
A casa abriga 22 crianças de 2 a 16 anos encaminhadas pela Vara Infantil e Conselho Tutelar
Local: Rua Madame Curie, 219 – Saúde

SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO

9h00 Visita ao Lar Dona Cotinha
Presidente: Kiyoshi Ussui
Contato: Maria Graça Luiza Ussui – 6692 0565 – 6601 9228
Creche com 32 crianças e adolescentes com até 17 anos encaminhadas pela Vara Infantil
Local Rua Messias De Pina, 77 – Mooca – Zona Leste

12h00 Visita à Prohacc – Associação Proteção Habitacional para crianças carentes – Internato Lar São Judas Tadeu 1
Presidente – Elias Tadeu Batista
Contato Zilda: 3941 2843 / 6041
Abrigo com 40 crianças e adolescentes ( 2 a 17 anos) encaminhadas pela Vara Infantil ou Conselho Tutelar.
Local: Rua Stefano Mouse, 651 – Pirituba – Vila Clarice

17h00 Apresentação da peça ‘Poeira de Estrelas’, com Eduardo Bakr e Thompson com direção de Tadeu Aguiar
Local: Auditório Ulisses Guimarães – PB