Especial: Universidade Estadual Paulista cria curso de pós-graduação em música

Programa vai oferecer quatro linhas de pesquisas e atuação

qui, 26/09/2002 - 10h13 | Do Portal do Governo

A música está ressurgindo nos programas pedagógicos das escolas e reassume seu papel de formar indivíduos mais perceptivos, sensíveis e equilibrados. A criação do curso de pós-graduação em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) responde a essa necessidade.

O programa vai oferecer quatro linhas de pesquisas e atuação: teoria e análise, musicologia, práticas interpretativas e educação musical. Embora seja dirigido a músicos, poderão ser admitidos portadores de diploma de curso superior em outras áreas, se comprovada a formação musical.

As inscrições para as 20 vagas serão feitas em janeiro de 2003, na seção de pós-graduação do Instituto, na Rua Dom Luís, 400, no Ipiranga, próximo ao Museu Paulista. O processo seletivo será realizado em fevereiro e as aulas terão início em abril. A íntegra do edital está na edição desta quinta-feira, dia 26, do Diário Oficial do Estado.

Seleção

Constará de prova escrita de conhecimentos relativos à música e de domínio em língua estrangeira, entrevista, análise do currículo, histórico escolar e do pré-projeto de pesquisa. Prova de instrumento, regência ou canto para os candidatos a práticas interpretativas.

Será aprovado o aluno que obtiver nota sete nas provas, e o número de vagas será estabelecido a cada ano. Se o total de candidatos exceder a disponibilidade do curso, a seleção será realizada em razão da análise curricular e da justificativa do interessado.

O programa compreende um mínimo de 1.440 horas, distribuídas em disciplinas, participação em atividades e na elaboração da dissertação. O prazo para conclusão do curso será de um ano e meio no mínimo e de dois anos e meio no máximo. Outras informações no site www.ia.unesp.br ou pelo telefone 6914-3177.

Documentação exigida

Formulário de inscrição preenchido e recibo de pagamento; cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior; histórico escolar, RG, CIC e uma foto 3×4; currículo e pré-projeto de pesquisa, que deverá estar inserido em uma das linhas do programa; alunos graduados pelo Instituto de Arte da Unesp estão dispensados da apresentação do diploma.

Claudeci Martins- Da Agência Imprensa Oficial