Especial: Universidade Cidadã amplia área de atuação

Programa do Fundo Social atenderá às comunidades carentes de todo o Estado em todas as áreas

seg, 09/09/2002 - 10h44 | Do Portal do Governo

O Programa Universidade Cidadã, criado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), terá sua área de atuação ampliada. Como parte das comemorações da Semana da Solidariedade, foram firmados ontem acordos de parceria pelos quais o programa passará a atender comunidades carentes de todo o Estado em todas as áreas.

Criado em junho de 2001, o Universidade Cidadã iniciou sua atuação fazendo atendimentos apenas na área do Direito. A partir de maio, o programa foi estendido para a área de saúde. Agora, os acordos entre várias Universidades e Fundos Municipais vão permitir o atendimento mais abrangente.

O projeto teve a sua ação definida por uma Comissão Técnica, constituída por força da Portaria Fussesp-5, publicada neste sábado, dia 7, no Diário Oficial do Estado.

O lançamento dessa nova fase do programa foi feito na Escola Superior de Propaganda e Marketing, que desenvolveu projeto para atender o núcleo de artesãos da Associação de Assistência à Criança Santamarense, localizado no bairro da Pedreira.

Os alunos irão capacitar os artesãos, ajudando-os com conceitos básicos de marketing e comunicação em uma linguagem simples. Os estudantes envolvidos receberão treinamento para realizar o diagnóstico, montar um programa de capacitação e acompanhar os resultados.

O objetivo do Programa Universidade Cidadã é levar informações, orientações e atendimento a populações carentes. Busca aproximar universidades, comunidades de bairro e entidades assistenciais, por meio de parcerias. Reúne os Fundos Sociais Municipais, a Procuradoria Geral do Estado, prefeituras e a sociedade civil organizada.

Na prática, alunos e professores atuam junto às comunidades realizando trabalhos de cidadania em várias frentes. Os estudantes levam seus conhecimentos técnicos à comunidade, resolvendo problemas, compartilhando o que aprenderam, ao mesmo tempo em que aprofundam seu contato com a realidade, ganhando experiência, sensibilidade social e vivência cidadã.

Inicialmente, o programa contou com a participação de 60 das 68 universidades de Direito do Estado. Nessa fase, alunos e professores incentivaram a criação de associações e cooperativas, promoveram cursos sobre o direito do consumidor e meio ambiente, além de acompanhar as demandas próprias de cada região.

Ao ampliar sua atuação para a área da saúde, o programa passou a contar com a colaboração dos estudantes de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudilogia, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva, Psicologia, biomédicas, Bioquímica e áreas afins, como Pedagogia e Serviço Social.

As organizações não-governamentais (Ongs) também estão sendo atraídas para oferecer sua colaboração ao projeto do Fussesp.

Da Agência Imprensa Oficial