Especial: Treinamento de monitores possibilita ampliação de serviços dos infocentros

São Paulo conta com 99 infocentros que oferecem acesso à informática para quem não dispõe de computador

qui, 12/09/2002 - 10h14 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de ampliar os serviços prestados nos 99 infocentros do Estado, a Cidade do Conhecimento da USP vai oferecer treinamento especial para os 120 monitores do Programa Acessa São Paulo. O curso começa nesta sexta-feira e se estenderá até março do ano que vem. A decisão foi publicada em despacho da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, na edição do último dia 10, do Diário Oficial do Estado.

Os cursos têm por objetivo aproximar ainda mais os profissionais, selecionados pelas comunidades carentes, das necessidades da população. Os agentes devem escolher uma das cinco áreas temáticas, de caráter abrangente: comunidade, infra-estrutura, cultura, formação de monitores e comunicação.

Os monitores que optarem por infra-estrutura vão desenvolver habilidades específicas, tais como: escrever e remeter currículos, criar páginas na internet, produzir conteúdo, fazer editoração eletrônica e tratar imagens. A área de comunidade abordará questões de interesse coletivo, como desemprego, terceira idade e alfabetização.

O espaço da cultura será preenchido com distribuição de música, produção e edição de vídeos e entretenimento. A comunicação ensinará os jovens da periferia a divulgar os resultados do trabalho na mídia e comunidade. E a pedagogia será o foco da área de formação de novos agentes.

99 unidades

O Programa Acessa São Paulo iniciou as atividades em maio de 2001. Hoje possui 59 infocentros na Capital e 40 em municípios do interior. Os centros são diversificados, e incluem quiosques em postos do Poupatempo, em parques ecológicos, em associações de deficientes e edifícios públicos.

A proposta dos infocentros é atender um terço da população estadual, excluída da tecnologia. As unidades contam com um mínimo de dez microcomputadores, impressoras e recursos multimídia. Os serviços são gratuitos, tornando disponíveis acesso de alta velocidade à Internet, correio eletrônico e aprendizado do uso de aplicativos comuns, como editores de texto, de planilhas e de apresentações.

A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) intermediou o treinamento dos monitores entre a Cidade do Conhecimento e o Programa Acessa São Paulo.

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial