Especial: Transportes metropolitanos terão nova identidade visual

Objetivo é estabelecer diretrizes à sinalização dos bens e equipamentos que formam sistema de transporte

qua, 07/08/2002 - 10h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vai estabelecer novos padrões de identidade visual para o sistema de transporte metropolitano, constituído por metrô, trem e ônibus, bem como outros meios que vierem a ser criados. A Resolução 43, que dá as coordenadas sobre a nova padronização está publicada na edição desta quarta-feira, dia 7, do Diário Oficial do Estado. A STM pretende informar e esclarecer a população sobre os serviços que presta, porque os transportes metropolitanos ultrapassam os limites municipais.

Com o objetivo de estabelecer diretrizes básicas para a sinalização dos bens e equipamentos que formam o sistema de transporte foi instituído o Manual de Identidade Visual para o Transporte Metropolitano, que padronizará a identificação visual da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Caberá às empresas vinculadas à secretaria desenvolver projetos executivos para a efetiva implantação das diretrizes estabelecidas, tendo o manual como parâmetro. O livreto pode ser retirado na Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG), da STM, à Avenida Paulista, nº 402, 17º andar – São Paulo,SP.

As empresas terão um prazo de 60 dias para apresentar o plano de trabalho. Posteriormente, deverão proceder às adaptações e atualizações específicas necessárias para aplicação dos elementos da identidade visual aos bens e equipamentos em cada serviço de transporte. Mas toda modificação só poderá ser efetuada com prévia autorização da STM.

Da Agência Imprensa Oficial