Especial: Sutaco valoriza o trabalho do artesão

Artesanato no Brasil movimenta R$ 28 bilhões por ano e representa 2,8% do PIB nacional

sex, 20/09/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

O artesanato no Brasil movimenta R$ 28 bilhões por ano e representa 2,8% do PIB nacional, gerando 3 milhões de empregos diretos e indiretos. São Paulo é o único Estado do País onde se encontra artesanato típico de todas as suas regiões, com expressões culturais produzidas nos 645 municípios.

Essa atividade é gerida pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que publica no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 20, comunicado de sua diretoria de serviço relativo às atividades de apoio aos artesãos paulistas.

Além de prestar serviços em cooperativas e núcleos de produção artesanal, a autarquia cria oportunidades de geração de emprego e resgata formas tradicionais de expressão do povo brasileiro.
Em São Paulo existem mais de 11 mil artesãos cadastrados e 130 entidades da categoria. Trabalhando individualmente ou em cooperativas, muitos têm o artesanato como única fonte de renda.

O profissional enfrenta dificuldades no mercado tanto no reconhecimento de sua atividade como na comercialização de seus produtos. Esse é outro ponto em que a Sutaco atua, além de oferecer assistência técnica para o aperfeiçoamento dos processos de produção e melhoria na qualidade dos produtos.

Da Agência Imprensa Oficial