Especial: Surdez é um problema mundial

Mais de 15 milhões de brasileiros possuem algum problema auditivo

seg, 12/08/2002 - 10h29 | Do Portal do Governo

Os números são impressionantes: segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial sofre de algum problema auditivo. A surdez pode surgir em qualquer fase da vida e, muitas vezes, é irreversível. Quando ocorre desde o nascimento, a mais grave, pode afetar definitivamente o desenvolvimento psicossocial do ser humano.

Crianças deficientes auditivas têm completa capacidade mental. São pessoas absolutamente normais sob o ponto de vista psicológico. Mas, devido à falta de informação, é comum que sejam tratadas ou confundidas com deficientes mentais ou autistas.

Já na fase adulta, a surdez transforma-se num obstáculo para o desenvolvimento profissional, social e psíquico. Na terceira idade, a situação piora porque já existe a tendência à introversão e segregação do indivíduo em idade avançada.

O número de pessoas afetadas pela deficiência auditiva está proporcionalmente relacionado com o grau de desenvolvimento do País. Os enormes contrastes regionais, seja por condições sócio-econômicas, diferenças culturais, fatores ambientais, hábitos de higiene, estados nutricional e imunológico da população, falta de saneamento e, principalmente, falta de informações e da medicina preventiva, distanciam ainda mais a nação dos países mais desenvolvidos.

De acordo com a OMS, cerca de 15 milhões de brasileiros possuem algum tipo de perda auditiva, sendo que 350 mil indivíduos nada ouvem. Dados do último censo realizado pelo IBGE revelam que a surdez é a segunda maior deficiência citada pelo entrevistados.

De acordo com a Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), considerado o maior hospital da América Latina, problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta estão classificados em segundo lugar quando comparados a outros atendimentos no complexo do HC.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

Fonte: site www.hcnet.usp.br

Leia também: Começa segunda etapa do programa ‘Quem ouve bem, aprende melhor’