Especial: Senac oferece mais dois novos cursos

Aulas serão ministradas na Capital e Interior

qua, 14/08/2002 - 10h26 | Do Portal do Governo

Pessoas interessadas em obter capacitação como técnico em decoração ou nutrição têm mais dois cursos do Senac à disposição. O Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento dos cursos técnicos em Design de Interiores e Nutrição Dietética. Mais detalhes estão na edição desta quarta-feira, dia 14, do Diário Oficial do Estado.

Design de Interiores

O curso para decorador é dirigido a quem gosta de combinar móveis, cores, iluminação e composição de espaços e será ministrado nas unidades do Senac da Capital e em 17 cidades do interior de São Paulo.

O mercado de trabalho nessa área requer profissionais criativos, com flexibilidade para atuar em diversas situações. O curso habilita a trabalhar em empresas ou gerir seu próprio negócio. Poderá também atuar no segmento de recuperação de áreas urbanas degradadas, trabalhando em equipes multiprofissionais.

Ao final, o aluno será capaz de criar e executar projetos de design de interiores, de acordo com as necessidades do cliente. Saberá aplicar técnicas específicas de design de interiores, conhecerá novos materiais empregados nesse trabalho e compreenderá os diferentes estilos do mundo contemporâneo.

As atividades desenvolvidas durante o curso permitirão ao aluno enfrentar diferentes situações profissionais, com criatividade e flexibilidade, sendo que o foco maior é o desenvolvimento de projetos práticos.

Módulos

O curso está estruturado em três módulos. O primeior é Design de Interiores Residenciais (288 horas), no qual o participante criará um projeto; estudará estilos-época-região; simbologia do desenho arquitetônico; espaços e objetos arquitetônicos; seleção de materiais e revestimentos, harmonização de espaços; normas legais e procedimentos profissionais.

O segundo módulo é Design de Interiores de Espaços Comerciais (297 horas). O aluno criará outro projeto; estudará novos produtos e materiais naturais existentes no mercado; padrões de desenhos de pisos, paredes e tetos; a iluminação adequada ao ambiente comercial; elaboração de proposta de trabalho, contratos e orçamentos.

E o último módulo é Design de Interiores para Segmentos Diversos (252 horas), em que o participante também criará um projeto, estudando como adequar materiais ao projeto; ergonomia e acessibilidade referentes aos espaços públicos e privados; como utilizar softwares gráficos; protótipos de móveis e objetos.
Para matricular-se é necessário estar cursando, no mínimo, a terceira série do ensino médio e ter conhecimentos básicos de informática para operar em ambiente Windows.

Matrícula

Para participar são necessários requerimento de matrícula; cédula de identidade (cópia); certidão de nascimento ou de casamento (cópia); histórico escolar de conclusão do ensino médio ou documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias: original ou cópia autenticada e cópia simples); documento militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos; título de eleitor e voto na última eleição, para maiores de 18 anos. Após o término dos três módulos, o aluno obterá o diploma com validade nacional.

Nutrição e Dietética

O curso Técnico em Nutrição e Dietética será dado em oito unidades do Senac no Estado de São Paulo. Os sofisticados recursos tecnológicos utilizados na produção e processamento dos alimentos causaram grandes transformações no campo da nutrição e dietética. O controle sanitário dos produtos, o gerenciamento de dejetos e os alimentos transgênicos são alguns problemas que soluções exigem conhecimentos e ações adequadas no processo de produção de refeições.

Ao final do curso, o aluno estará habilitado a trabalhar com produção e distribuição de refeições, controle higiênico e sanitário de alimentos, em colaboração com o nutricionista. O participante poderá atuar na promoção e manutenção da saúde, realizando orientações sobre alimentação equilibrada, bem como na administração de cozinha experimental, serviço de atendimento ao consumidor e treinamento de pessoal, entre outras funções.

O foco do curso está na elaboração de projetos, possibilitando integrar teoria e prática. O aluno vai aprender com base em atividades que prevêem o trabalho em equipe e a autonomia para enfrentar diferentes situações com criatividade e flexibilidade.
Complementando essas atividades, o participante deverá realizar um período de estágio em empresas que forneçam refeições, incluindo a presença de nutricionista.

Módulois

O curso está estruturado em três módulos, com desenvolvimento de projeto prático específico em cada um deles, além de estágio profissional supervisionado.

Módulo I – A Alimentação na Promoção e Manutenção da Saúde (590 horas): Nesse módulo o aluno estudará inquéritos alimentares; informática; anatomia e fisiologia humanas; nutrição do adulto sadio; nutrição nos diferentes estados fisiológicos; saúde pública; fisiopatologia e dietoterapia; matemática e estatística; técnicas de redação e expressão; química orgânica e bioquímica e psicologia.

Módulo II – Administração da Alimentação Coletiva (394 horas): O aluno estudará técnicas dietéticas; controle higiênico-sanitário dos alimentos; preservação do meio ambiente; administração na alimentação coletiva; psicologia; elaboração e desenvolvimento de programas de treinamento; legislação de alimentos; microbiologia; metodologia de pesquisa científica e informática.

Módulo III – Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Atendimento do Consumidor (218 horas): Inclui técnicas dietéticas e gastronomia; tecnologia dos alimentos; estudo experimental dos alimentos; inglês técnico; bioética profissional; marketing e bromatologia. O estágio profissional supervisionado deverá ter duração de 160 horas.

Matrícula

Para ingressar no curso, o aluno deverá estar cursando, no mínimo, a 3ª série do ensino médio. E para a matrícula serão necessários: requerimento de matrícula; cédula de identidade (cópia); certidão de nascimento ou de casamento (cópia); histórico escolar de conclusão do ensino médio ou documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias: original ou cópia autenticada e cópia simples); documento militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos e título de eleitor e voto na última eleição, para maiores de 18. O diploma também tem validade nacional.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial