Especial: Secretaria da Cultura firma acordo para implantação de teatro esporte

Contrato está publicado no Diário Oficial do Estado

ter, 29/10/2002 - 10h17 | Do Portal do Governo

Há cinco anos no Brasil, o teatro esporte integra o repertório de mais de 80 casas de espetáculos espalhadas pelo mundo. Sua técnica tem demonstrado múltiplas aplicações. É uma modalidade de teatro em que toda apresentação é uma estréia. O público e os atores são responsáveis pelas cenas e resultado final, como numa partida de futebol, varia a cada noite.

Para desenvolver o programa, em São Paulo, a Secretaria da Cultura firmou contrato com a Sociedade Pró-Projeto Teatral Dano-Brasileiro. Extrato desse acordo está publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 29.

No teatro esporte não há texto ou marca de direção. Ou se faz uma jogada de mestre e se marca um gol, ou se erra o passe e se perde o ponto. Os dois times se medem no palco na arte de improvisar, por meio de desafios lançados pelo público.

A companhia Dano-Brasileiro vem apresentando esse tipo de espetáculo desde 97, com suas cenas irreverentes e desafios lançados pelo público. O improviso é a única forma de teatro em que, de fato, atores e público ‘suam a camisa’. Os atores, no palco tentando dar vida à solicitação do público e, este por sua vez, imaginando possíveis soluções e se surpreendendo com o resultado.

Em 98 e 99, com o apoio do Sesc, o espetáculo foi levado para o interior do Estado. Em 2000 e 2001 foram desenvolvidos dois projetos específicos de improvisação que atenderam a cerca de 8.000 estudantes. O primeiro, intitulado “O que é Teatro”, dentro do programa Passaporte Cultural, no Centro Cultural São Paulo, para alunos do primeiro grau da rede municipal de ensino.

O segundo foi realizado junto ao Instituto Goethe, com uma série de apresentações em São Paulo e Salvador do “ImproShow Hallo aus Berlin”. Mais de 20 Oficinas de Improvisação Teatral, foram realizadas na capital, interior e Brasília. E, desde 2001, a metodologia integra o currículo do curso Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP.

Keith Johnstone

O teatro esporte foi criado pelo canadense Keith Johnstone, reconhecido como um dos pais da improvisação moderna. Em seu primeiro livro IMPRO – Improvisação Teatral, publicado pela primeira vez em 1979, Johnstone lançou as bases de uma nova maneira de olhar e pensar o ato de representar e contracenar.

Johnstone é professor emérito da Universidade de Calgary e, há 30 anos, dirige o Loose Moose Theatre. Dirige também o International Theatresports Institute do Canadá. Além de promover espetáculos e cursos de aperfeiçoamento em improvisação, supervisiona diretamente todos os seus seguidores nos países onde o método é aplicado, inclusive no Brasil.

Da Agência Imprensa Oficial