Especial: São Paulo vai ampliar pesquisa científica e tecnológica

Novos pesquisadores vão atuar nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Agronegócio

qua, 16/10/2002 - 11h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica elaborou um plano de desenvolvimento e valorização das instituições de estudo científico e tecnológico do Estado. A iniciativa prevê a contratação de 643 pesquisadores para trabalhar nas áreas de Saúde Pública, Sustentabilidade Ambiental e Social e Competitividade dos Agronegócios. O decreto sobre o assunto está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira, dia 16.

Os novos quadros vão estruturar a inovação como diferencial competitivo no processo de desenvolvimento do Estado, além de colaborar com a formação de novos profissionais. Eles irão integrar as secretarias da Agricultura e Abastecimento, Economia e Planejamento, Meio Ambiente e Saúde.

Na Agricultura, novos cientistas reforçarão o atual quadro de pesquisadores nos seis institutos de pesquisa e 15 pólos regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Os pólos estão presentes em todas as regiões de São Paulo e receberão novos integrantes nas seguintes sedes: Adamantina, Andradina, Assis, Capão Bonito, Colina, Jaú, Mococa, Monte Alegre do Sul, Pariquera-Açu, Pindamonhangaba, Pindorama, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Votuporanga.

A área da saúde, contando atualmente com 337 cientistas, passará a dispor de mais 184 nos seguintes centros: Instituto Adolfo Lutz (60 vagas); Instituto Butantan (64 vagas); Instituto “Lauro de Souza Lima” (16 vagas); Instituto Pasteur (10 vagas); Instituto de Saúde (17 vagas) e Superintendência de Controles e Endemias (Sucen) (17 vagas).

A Secretaria do Meio Ambiente também vai receber o reforço de mais pesquisadores no Instituto Botânico (36 vagas); Instituto Florestal (54 vagas) e Instituto Geológico (17 vagas).

Mais informações:
* Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) – www.apta.sp.gov.br
* Instituto Agronômico de Campinas(IAC) – www.iac.br
* Instituto Biológico (IB) – www.biologico.sp.gov.br
* Instituto de Pesca – ipesca.tripod.com/index.htm
* Instituto de Economia Agrícola (IEA) – www.iea.sp.gov.br
* Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) – www.ital.sp.gov.br
* Instituto de Zootecnia (IZ) – www.iz.sp.gov.br

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial