Especial: São Paulo faz campanha para vacinar 3,3 milhões de crianças

Serão mais de 15 mil postos em todo o Estado

sex, 16/08/2002 - 10h15 | Do Portal do Governo

No próximo dia 24, a Secretaria da Saúde promove a Campanha de Multivacinação em todo Estado de São Paulo. O objetivo do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), que coordena a iniciativa, é vacinar todas as 3,3 milhões de crianças do território estadual com idade entre de 0 e 4 anos.

Serão 15,2 mil postos de vacinação, sendo 10,4 mil montados em escolas, shopping centers e até em pedágios nas estradas, exclusivamente para aplicar a vacina contra a poliomielite.

A multivacinação em São Paulo acontece no mesmo dia da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, organizada pelo Ministério da Saúde. Nos 4,8 mil postos de saúde estaduais, as crianças que estiverem com a vacinas atrasadas poderão tomar, além das gotinhas contra a poliomielite, doses contra sarampo, difteria, coqueluche, rubéola, cachumba, tétano e tuberculose.

Para isso, o CVE orienta os pais ou responsáveis a levarem as carteirinhas de vacinação das crianças para que os agentes de saúde verifiquem se há necessidade de aplicar alguma outra vacina. Todas as crianças com até 5 anos incompletos devem tomar as gotinhas contra a paralisia infantil, mesmo se já tiverem sido vacinadas na primeira fase da campanha deste ano ou em anos anteriores.

Em junho, quando foi realizada a etapa inicial da campanha de 2002, foram vacinadas 94% das crianças do Estado. A expectativa para o dia 24 de agosto é ampliar este índice para, pelo menos, 95%. O objetivo é manter a doença erradicada do País.

Para atender à população, serão mobilizados 53,8 mil servidores e 458 veículos de diversas secretarias e órgãos estaduais, que ficarão à disposição da Secretaria da Saúde para a realização da Campanha de Multivacinação. O comunicado da Unidade Central de Transportes Internos, que coloca à disposição os veículos, está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 16.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial