Especial: São Paulo e governo canadense trocam experiências no combate ao desemprego

Missão da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho participou de encontro na capital canadense

sex, 29/11/2002 - 9h32 | Do Portal do Governo

A administração estadual paulista e o governo do Canadá discutiram, na semana passada, em Ottawa, projetos, técnicas e iniciativas inovadoras no combate ao desemprego. A missão da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) foi trocar experiências nessa área com técnicos canadenses.

A geração de emprego e renda e a aplicação de novas tecnologias para a modernização do sistema público de emprego foram as principais questões debatidas no encontro. A segunda fase do Projeto de Transferência de Tecnologia em Desenvolvimento de Recursos Humanos em São Paulo foi realizada entre os dias 16 e 22 de novembro na capital canadense.

Foram traçados objetivos comuns, como compartilhar informações tecnológicas entre canadenses e brasileiros com vistas a adaptar modelos de atendimento utilizados naquele país para a realidade do Estado de São Paulo.

População excluída
Durante o encontro foram debatidos temas como a aplicação de programas que ajudem a integrar a população excluída do mercado formal de trabalho, com vistas ao desenvolvimento social de recursos humanos e à modernização do setor público no atendimento às demandas apresentadas pela população.

A primeira fase do projeto trouxe resultados positivos como o programa Tímido Emprego, voltado para a formação curricular e melhora da auto-estima do desempregado. ‘O índice de recolocação no mercado de trabalho é superior a 70%. Este programa desperta potencialidades. A intenção da Sert é que ele esteja disponível não só na Casa do Trabalhador Mário Covas, mas também em todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs)’, diz o secretário do emprego e relações do trabalho.

Políticas públicas
A secretaria encaminhou cinco projetos ao governo canadense. Eles serão submetidos ao Centro Sindical e Patronal do Canadá para posterior intercâmbio entre os dois governos, com visitas técnicas e seminários.

O primeiro prevê o desenvolvimento ou adaptação das políticas públicas para que se possa atingir as necessidades da população alvo: mulheres, negros, jovens, idosos, deficientes e pessoas com menor nível de escolaridade.

As parcerias empresariais e de coperativas de auto-emprego foram apontadas como o segundo item de maior importância para o desenvolvimento dos programas.

A terceira proposta prevê a modernização do sistema público de emprego por meio da expansão ou introdução da internet e de outras tecnologias da informação. A inserção do cidadão no mercado de trabalho e a continuidade de seus estudos estão na base da penúltima proposta apresentada pela Sert: o programa Aprendendo a Aprender certificará conhecimentos e habilidades prévias dos trabalhadores. A última proposta do Observatório do Futuro é de desenvolver a capacidade de fornecer informações sobre as tendências do mercado de trabalho aos cidadãos e empregadores do Estado de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial

A.M.