Especial: São Paulo cria projeto para inclusão digital de professor

Educadores terão cursos de informática e facilidades para comprar computadores

qui, 19/09/2002 - 10h39 | Do Portal do Governo

Estão abertas até 4 de outubro inscrições para professores interessados em participar do Projeto de Capacitação para Utilização de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação. O programa, conhecido como ‘Inclusão Digital do Professor’, oferecerá treinamento básico em informática, visando ao desenvolvimento da autonomia do educador na utilização do computador em suas tarefas cotidianas. Comunicado da Secretaria da Educação a respeito do assunto foi publicado na edição desta quarta-feira, dia 18, do Diário Oficial do Estado.

Os cursos reservados aos professores da rede pública de ensino terão duas formas: presença e on-line. Com a presença do professor abrangem quatro módulos: informática básica; uso de softwares educacionais no ensino fundamental; uso de softwares educacionais no ensino médio e internet aplicada à educação. Todos os cursos, com carga mínima de 30 horas, serão certificados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (quando realizados fora do horário de trabalho) e oferecidos em locais próximos das escolas, em todo o Estado.

O trabalho programado para os professores prevê a criação de situações de aprendizagem que propiciem a integração dos recursos da informática às atividades pedagógicas nas salas de aula, incluindo outros materiais disponíveis na escola. Essas atividades deverão ampliar as possibilidades da utilização dos meios de informação e comunicação para aperfeiçoar a prática educacional dos professores.

Os cursos on-line abrangem conhecimentos gerais de informática e sistema operacional, internet, processador de textos, software de apresentações, planilha de cálculo e banco de dados. Propõem desenvolver capacidades operacionais, razão pela qual a maior parte do conteúdo está organizada em fichas de procedimentos. Cada um deles ou o grupo desenvolve uma ou mais habilidades necessárias para realização de uma tarefa. A combinação delas permite a efetivação de outras mais complexas e significativas. O sistema de avaliação e conclusão de cada curso será transmitido aos professores inscritos com instruções e procedimentos específicos.

Professores que não dispõem de computador em casa, dentro das especificações exigidas pelo projeto, poderão adquiri-lo com financiamento do Banco Nossa Caixa, tendo uma parcela dos gastos – no valor de R$ 900 – paga pela Secretaria da Educação. As inscrições para o programa de capacitação serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo site www.educacao.sp.gov.br.

Da Agência Imprensa Oficial