Especial: Regimento de Cavalaria da PM lança calendário para 2003

Trabalho de arte feito pela Imprensa Oficial reúne fotos em preto-e-branco

qui, 19/12/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo

O Regimento de Cavalaria 9 de Julho da Polícia Militar do Estado lançou o calendário 2003 na manhã desta quinta, dia 19. A cerimônia foi realizada na sede do regimento, na Rua Doutor Jorge Miranda, 238, no bairro da Luz, Capital.

O trabalho produzido pela Imprensa Oficial reúne 13 fotos em preto-e-branco, mostrando soldados e animais em exercícios, descanso, solenidades e trabalho, bem como acessórios de montaria.

É a primeira vez que o regimento produz seu calendário. São 7 mil impressos que serão distribuídos para departamentos da PM, secretarias e instituições do governo e ainda entidades civis e comunitárias que mantêm vínculos de cooperação mútua com a corporação.

A idéia partiu do comandante do 9 de Julho, tenente-coronel Yvens Catalano, quando, em visita ao Chile, viu o calendário da cavalaria dos Carabineros. As fotos foram tiradas em 1996, para exposição em homenagem aos 104 anos do regimento. Com a autorização do fotógrafo Luiz Marinho, o comandante Yvens começou a seleção. A equipe de arte da Imprensa Oficial trabalhou dois meses para preparar o material para impressão.

Avô do presidente

O primeiro-tenente Marcelo Vieira Salles informa que o regimento tem hoje 900 homens e 600 cavalos, nos 13 destacamentos do Estado. Diz que a cavalaria é usada, normalmente, como equipe de apoio e eventualmente em situações de tumulto. ‘Constatamos que o soldado a cavalo, além de impor respeito e inibir ações criminosas, cumpre duas funções básicas do policiamento preventivo: ver e ser visto’.

Os cavalos são hannoverianos, westfallen e brasileiro de hipismo(BH), raças com grande compleição física e temperamento dócil. São criados na fazenda da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. As matrizes (fêmeas), explica o tenente Salles, são escolhidas no plantel do regimento e recebem o sêmen de um garanhão das raças.

Otávio Nunes – Da Agência Imprensa Oficial