Especial: Recursos audiovisuais ampliam possibilidades de ensino

Mais de 2 mil educadores participam de seminários e oficinas de capacitação em Águas de Lindóia

qua, 14/08/2002 - 10h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação promove encontro presencial dos professores matriculados no curso ‘Educom.TV – O audiovisual na escola’. A portaria conjunta COGSP, CEI, Cenp, FDE, publicada no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira, dia 14, convoca os responsáveis pela educação à distância das diretorias de ensino e professores de 21 municípios para participarem do evento, a ser realizado na cidade de Águas de Lindóia, no período de 18 a 22 deste mês.

O curso Aperfeiçoamento sobre a Linguagem Audiovisual na Escola – uma Ação Educomunicativa, ou Educom.TV, é uma proposta de educação à distância, com ações presenciais, destinada a um grupo de 2.228 educadores vinculados a 1.024 escolas da rede pública estadual de ensino.

O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação e Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação e Educação do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Com 180 horas de duração, o Educom.TV visa a capacitação de professores do ensino fundamental e médio para a utilização dos recursos audiovisuais, nas mais diferentes modalidades, em suas atividades pedagógicas. Isso permitirá o aprimoramento dos conteúdos teóricos, a atualização da prática educativa e uma comunicação mais próxima e afetiva com alunos.

Desde o início do curso, em meados de junho, até ao momento, os participantes integraram-se ao projeto por meio de uma comunicação on line. Mas o Educom.TV pretende promover, por meio dos encontros presenciais, um diálogo constante entre os professores-cursistas e a equipe do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP.

Em Águas de Lindóia ocorrerá o primeiro de uma série de quatro encontros presenciais (dois neste mês e dois em setembro). Constituídos por seminários e oficinas de capacitação, ministrados pela equipe do NCE. Essas reuniões permitirão aos professores-cursistas rever os conceitos trabalhados à distância e dialogar com os responsáveis pelo projeto.

TV na sala de aula, uma janela que se abre

O objetivo do curso é propor referenciais teórico-metodológicos destinados a ampliar as habilidades dos cursistas no que se refere a uma leitura competente da produção audiovisual. Com o uso dos recursos da comunicação, especialmente do vídeo e da produção televisiva, nos espaços educativos, espera-se que alunos tenham um bom desempenho e tragam ao espaço da sua aula toda a potencialidade que essa linguagem permite.

O Educom.TV pretende influenciar as práticas educativas do professor-cursista e motivá-lo a desenvolver propostas de uso do audiovisual em trabalhos colaborativos com os estudantes. Ao levar recursos audivisuais para sala de aula, o professor favorecerá o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comunicativas de seus alunos.

O curso está dividido em ciclos de aprofundamento progressivo que abrangem a análise das relações entre comunicação e educação (educomunicação) e as características da linguagem audiovisual. Buscando alcançar o equilíbrio entre teoria e prática, de reflexão e abordagem empírica, o curso mostra como o sistema educacional pode relacionar-se com os meios de comunicação.

Usando recursos de educação à distância, ele exercita os participantes na compreensão da mediação tecnológica, familiarizando-os com as novas tecnologias de comunicação e com os procedimentos próprios da informação em rede.

Estrutura do curso

O Educom.TV conta com uma equipe formada por um supervisor geral, a quem cabe a coordenação em todas as suas ações de planejamento, implementação e avaliação; três orientadores educomunicacionais, que elaboraram os conteúdos programáticos, coordenam a equipe dos tutores e dão assistência pedagógica e orientação programática aos seminários presenciais e uma equipe operacional.

O curso tem assistência de cerca de 30 tutores. Cada um é responsável por um pólo – constituído por um conjunto de 34 escolas. Eles atendem dois professores por escola e a comunicação entre tutores e seus respectivos orientandos é feita por meio do site do projeto: www.wwbusiness.com.br

Cada Diretoria de Ensino designou articuladores – profissionais de seus quadros – para acompanhar o curso em sua respectiva área geográfica de atuação. Esses articuladores participam do curso à distância, estando presentes em três seminários temáticos de 24 horas cada um e nos encontros para cursistas de suas Diretorias de Ensino.

Os professores-cursistas são convidados a ampliar a esfera dos exercícios solicitados, desenvolvendo trabalhos com o uso do audiovisual em suas práticas didáticas, envolvendo a participação de seus alunos, tanto no planejamento como na execução das tarefas. O cursista deve tomar parte, também, em dois seminários presenciais ao longo do Educom.TV. A certificação de Curso de Aperfeiçoamento será oferecida pela USP.

Da Agência Imprensa Oficial

Fonte
site: www.wwbusiness.com.br