Especial: Público poderá visitar o complexo do Carandiru

Exposição do artista plástico Siron Franco inicia nova fase da Casa de Detenção

sex, 20/09/2002 - 10h02 | Do Portal do Governo

As portas da Casa de Detenção do Carandiru foram abertas ao público nesta sexta-feira, dia 20, depois do processo de desativação para futura instalação do Parque da Juventude. A Casa de Detenção poderá ser visitada durante todo o dia.

O Parque terá espaço museológico e áreas de exposições artísticas. A primeira dessas exposições estará aberta no térreo do pavilhão 2, com a instalação do artista plástico Siron Franco: são várias portas retiradas do pavilhão 5, exibindo as imagens deixadas pelos detentos. Numa visita à antiga detenção, o artista impressionou-se com as imagens produzidas pelos presidiários.

As portas, cada uma pesando em torno de 200 quilos, estarão fixadas, em pé, enfileiradas no pátio (onde os presos tomavam banho de sol) exibindo cenas que mesclam o sagrado e o profano. ‘São frutas, desenhos com colagens de moedas, paisagens, imagens de Cristo, Nossa Senhora, muitas delas com alta qualidade plástica que refletem a necessidade deles, de se expressarem através dessas imagens’, destaca Siron.

Além da exposição, os visitantes poderão conhecer o pavilhão 7, mantido íntegro com as celas e demais espaços que serviram aos que ali cumpriram pena. A entrada é franca.

Pavilhões preservados

O pavilhão 2 é um dos quatro edifícios do complexo penitenciário que serão preservados (os outros são o 4, o 5 e o 7). Será transformado em espaço cultural para a realização de atividades musicais, de dança e artes visuais e oficinas de formação coordenadas pela Secretaria da Cultura.

Os quatro pavilhões vão constituir a parte institucional do futuro Parque da Juventude. Haverá também uma área central, com cerca de 50 mil metros quadrados de vegetação remanescente da mata atlântica, onde será construída uma concha acústica para espetáculos musicais.

A terceira área, a esportiva, vai abrigar quadras, pistas de cooper e skate, conforme resolução publicada na página 32, Seção I, Poder Executivo, no dia 17 de setembro.

Da Agência Imprensa Oficial