Especial: Projeto ‘Envelhecer Sorrindo’ leva atividade física à terceira idade

Evento está sendo realizado na manhã desta sexta-feira, dia 29

sex, 29/11/2002 - 11h24 | Do Portal do Governo

Qualidade de vida na terceira idade e o bem-estar na velhice com atividade física são temas de palestras da IV Jornada de Estudos sobre o Idoso e a Saúde Bucal. O evento é gratuito e está sendo realizado na manhã desta sexta-feira, dia 29, (8 às 14 horas) na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp). A jornada integra as atividades do projeto ‘Envelhecer Sorrindo’, criado em 1999.

Além das palestras, estão programadas atividades físicas que contam com a parceria das ligas de Câncer Bucal da Fousp e de Hipertensão do Hospital das Clínicas, apresentações do Coral da Terceira Idade (Projeto Comunicâmpus) e do conjunto de violões – Poema Azul.

O programa, dirigido à saúde dos idosos faz parte de uma linha de pesquisa da disciplina de Prótese Total do Departamento de Prótese Dentária da Fousp. Também são parceiros do evento o Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP, Faculdade de Educação Física da USP, Imprensa Oficial do Estado e Maxbrill.

Qualidade de vida
Voltado a quem chegou na “melhor idade”, a realização vem atraindo cada vez mais público. Há 150 inscritos, mas a expectativa da coordenadora do projeto, professora Maria Luiza Moreira Arantes Frigério, é que esse número seja muito maior. “Em 99 tínhamos 40 inscritos, mas no dia apareceram quase 200 pessoas.”

O evento surgiu com o objetivo de conscientizar o idoso de seu papel na sociedade e auxiliá-lo a promover melhorias na qualidade de vida, por meio dos diversos programas de prevenção à saúde realizados pelos parceiros do projeto. “Queremos mostrar a eles que é possível ter uma vida melhor, mesmo convivendo com as moléstias comuns à terceira idade”, afirma.

Mais informações na Agência USP de Notícias, telefone (0XX11) 3081-3656

Sirlaine Aiala- Da Agência Imprensa Oficial

A.M.