Especial: Projeto Educação e Cidadania prepara internos da Febem

Cerca de 1.352 adolescentes são atendidos pelo programa

qua, 04/09/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

Professores, supervisores e agentes de educação das Diretorias de Ensino de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Marília, São Carlos, São José do Rio Preto , São Vicente, Santos e São Paulo (centro) estão sendo convocados para a reunião mensal de capacitação do Projeto Educação e Cidadania, de acordo com portaria conjunta COGSP, CEI, CENP publicada nesta quarta-feira, dia 4, no Diário.

O Projeto Educação e Cidadania é desenvolvido pela Secretaria da Educação em pareceria com a Febem, a fim de atender aos internos das diversas unidades de recuperação. Cerca de 1.352 adolescentes são atendidos pelo programa. Ao todo, 200 profissionais estão envolvidos no projeto.

Direitos preservados

Existem 19 Unidades de Internação Provisória da Febem, onde os adolescentes podem permanecer por um período máximo de 45 dias. Durante esse período, as crianças e adolescentes são atendidos por uma equipe de professores, agentes de educação e supervisores, que desenvolve atividades educacionais e pedagógicas.

Como cada interno pode ser liberado a qualquer momento, não existe um programa pré-elaborado. A cada dia, os internos praticam atividades diferentes ligadas à leitura, linguagem, imagem, poesia, etc. Podem também desenvolver atividades voltadas para o trabalho, como confeções, informática, etc.

Implantado em fevereiro de 2002, o projeto nasceu da necessidade de fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (que garante ao jovem, mesmo quando retido, o direito a atividades pedagógicas) e da Lei de Diretrizes e Bases (que garante ao jovem em regime de contenção o direito de continuidade dos estudos).

Da Agência Imprensa Oficial