Especial: Projeto da Faculdade de Tecnologia de São Paulo reaproveita água utilizada

Alunos da Fatec desenvolveram projeto que permite o reaproveitamento de 70% da água usada

seg, 28/10/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

O desperdício da água tratada para lavar carros não tem vez em um posto de gasolina do Bom Retiro, bairro central da capital. Alunos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) desenvolveram um projeto que permite o reaproveitamento de pelo menos 70% da água usada.

Tudo começou em 1997 com o empenho de quatro estudantes do curso de Mecânica de Precisão. Eles iniciaram o projeto extracurricular com supervisão do professor de Pesquisa Operacional e Metodologia da Pesquisa, Dawson Izola. O financiamento veio da Fundação de Apoio à Tecnologia (Fat) e da Sispal, empresa de saneamento básico.

O professor comemora os resultados. “A importância desse trabalho é que contribuímos com a não-poluição dos rios, pois deixamos de jogar óleo e detritos neles.” Ele lembra a existência de uma lei que proíbe o lançamento desses dejetos nas águas, mas nem todos os postos de gasolina obedecem à norma.

Criatividade premiada

O sistema criado consiste na separação dos detritos em tanques. Na primeira etapa ocorre o processo de decantação, que isola os resíduos pesados. Na segunda, desagrega-se o óleo por meio de processo mecânico. Em seguida, a água é filtrada e refiltrada, numa técnica mista de areia e carvão ativado.

O controle experimental ocorre com a utilização de um microprocessador de estrutura RISC que verifica a operação das bombas, abertura das válvulas e filtragem. Vários testes comprovaram que a água pode ser aproveitada em até 70%. O Auto Posto Líder Santos Dumont, beneficiário do projeto, garante que 70 mil litros de água são reutilizáveis.

O produto foi patenteado e os alunos conquistaram o 3o lugar num concurso de inovação tecnológica promovido pela Fundação de Apoio à Tecnologia.

Viviane Santos- Da Agência Imprensa Oficial