Especial: Programa da TV Cultura incentiva jovem a se valorizar

Fazendo Escola vai ao ar aos sábados, mostrando projetos e iniciativas de alunos da rede pública de ensino

sex, 06/09/2002 - 12h00 | Do Portal do Governo

Na Escola Estadual Caramuru, zona leste da Capital, a mãe de um dos alunos está lecionando – como voluntária – um curso de italiano. Participam do curso alunos e pais. Esse exemplo será mostrado neste sábado, dia 7, no Fazendo Escola, que a TV Cultura exibe às 17h30.

Com o nome de Nossa Escola, o programa estreou em setembro de 2001 e teve um total de 40 edições. Agora, em sua segunda fase, com o nome de Fazendo Escola, o programa passa a ter a apresentação de Silvinha Faro (ex-MTV). O professor, biólogo e ator Edu Silva faz as reportagens externas.

Comunicado da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, publicado nesta sexta-feira, dia 6, no Diário Oficial do Estado, informa sobre a apresentação dos programas.

Conteúdo

O Fazendo Escola mostra que as escolas públicas desenvolvem trabalhos interessantes e possuem muitos talentos emergentes em campos como a música e a poesia. Para incentivar os alunos a descobrirem suas próprias aptidões, um dos blocos é dedicado a uma atividade profissional, trazendo dicas de professores e pessoas que trabalham na área. Neste sábado, por exemplo, o quadro vai abordar a Educação Física e a área de esportes.

Acreditar sempre

Uma pesquisa realizada entre os estudantes da rede pública mostrou que a maioria deles entende ser muito difícil conseguir vaga numa universidade. Outra pesquisa revela que 44% dos alunos da Unesp saíram da rede pública. Na USP esse número está em torno de 35%. Com base nesses números, Laura Carneiro, consultora do Fazendo Escola, revela a filosofia do programa: “O que queremos é mostrar que os jovens da rede pública são capazes. Que nas escolas públicas existem grandes talentos, que esses alunos têm condições de desenvolver projetos, experiências e iniciativas de grande valia para si e para a comunidade. O que é, no fundo, um pressuposto para melhorar a própria qualidade do ensino”.

Da Agência Imprensa Oficial