Especial: Procuradoria Geral do Estado implanta programa de qualidade

Treinamento começará pelas chefias que deverão conquistar as equipes para o sucesso do projeto

qui, 26/09/2002 - 10h22 | Do Portal do Governo

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai implantar um programa de qualidade em todas as suas unidades da capital e do interior. No próximo dia 30 será realizado o treinamento das chefias com o objetivo de mostrar as formas de atuação para conquistar a colaboração de toda a equipe para o sucesso do projeto. O comunicado de convocação de 222 procuradores e servidores da PGE para o curso está publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 26.

Foram convocados profissionais das 55 unidades da PGE no Estado em suas três áreas de atuação (contencioso, assistência judiciária e consultoria jurídica). Durante o treinamento, os funcionários da PGE assistirão a palestras de representantes de outras entidades do Estado que implantaram o programa de qualidade com sucesso e participarão de vivências e debates que os auxiliarão a estabelecer o programa em suas unidades. Também terão oportunidade de conhecer os resultados do projeto pioneiro realizado na regional de Araçatuba no ano passado.

Técnica japonesa

O programa de qualidade da procuradoria foi baseado na técnica japonesa conhecida como 5S, um conjunto de cinco conceitos que, ao serem praticados, são capazes de modificar positivamente o ambiente de trabalho. A iniciativa melhora a maneira de conduzir atividades rotineiras e ajuda a simplificar métodos e uniformizar procedimentos.

As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas e era composto pelas palavras Seiri, Seiton, Seisou Seiketsu e Shitsuke. Traduzidas para o português tornaram-se Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Asseio e Senso de Autodisciplina.

A PGE inicia o programa pelo senso de utilização que implica descartar todo material inservível, reciclando-o ou enviando-o para conserto com o objetivo de liberar espaço para, em seguida, dedicarem-se às demais etapas do projeto.

O Comitê de Qualidade da PGE informa que o objetivo principal do programa é valorizar o elemento humano e revigorar o ambiente de trabalho. Esclarece também que os procedimentos não serão impostos e que cada unidade será orientada a verificar o que é melhor para o grupo. Será possível adequar as etapas do projeto às necessidades específicas da regional ou departamento.

Conceitos do 5S
Senso de Utilização

Identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação ao material dispensável ao exercício das atividades.

Senso de Ordenação
Definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados, de modo a facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item, bem como o seu uso e manuseio. Popularmente significa ‘cada coisa no seu devido lugar’.

Senso de Limpeza
Eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, teto, gaveta, estante, piso), bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de ‘não sujar’. Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que ela ocorra.

Senso de Asseio
Criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não-agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas as condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante etc.), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.

Senso de Autodisciplina
Desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o ‘querer de fato’ , ‘ter vontade de’, ‘se predispor a’.
É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.

Sirlaine Aiala- Da Agência Imprensa Oficial