Especial: Procuradoria Geral do Estado abre vagas para estagiários de Direito

Podem participar alunos do 4º e 5º anos

qua, 04/09/2002 - 10h04 | Do Portal do Governo

Três Procuradorias Regionais constituíram comissões em agosto para organizar a realização de concurso para estagiários de Direito. Em São Carlos serão abertas 10 vagas, na região de Ribeirão Preto serão 26 no total (24 na própria cidade e duas na seccional de Franca). Todos para a área do Contencioso Geral.

Podem participar alunos do 4º e 5º anos de Direito. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) publica na edição desta quarta-feira, dia 4, do Diário Oficial do Estado portarias credenciando 20 estudantes que prestaram concursos anteriores.

A PGE é uma instituição de natureza permanente, responsável pela Advocacia do Estado. Tem duas áreas de atuação, contencioso e assistência judiciária. A advocacia contenciosa tem por objeto a defesa do Estado em juízo. Assim, ajuíza ações de ressarcimento dos prejuízos a ele causados, bem como atua na defesa das ações em que o Estado figura como réu. É sua atribuição também prestar assessoria e consultoria jurídica ao Poder Executivo.

Assistência gratuita
A área do contencioso cuida de questões tributárias, de controle e arrecadação da dívida ativa, da propositura de ações civis públicas relacionadas aos direitos do consumidor, da defesa do patrimônio estadual e das ações para responsabilização civil daqueles que praticam atos lesivos ao patrimônio público.

Possui, na capital, unidades especializadas (Procuradorias Fiscal, Judicial, do Patrimônio Imobiliário e Administrativa) e 12 Regionais que abrangem todo o território paulista, além da Procuradoria do Estado de São Paulo, em Brasília.

Também cabe à PGE, por meio da Procuradoria de Assistência Judiciária, prestar assistência jurídica gratuita à população carente. Podem recorrer à assistência judiciária gratuita aqueles que não têm como pagar advogado sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.

O critério utilizado para aferir a situação de beneficiário é a renda familiar, que não deve ser superior a três salários mínimos. Caso o valor supere o limite estabelecido, a situação será analisada em face de suas peculiaridades.

O atendimento atinge todas as áreas do Direito e é oferecido na capital, nas regionais descentralizadas de São Miguel Paulista, Itaquera, Penha de França, Tatuapé e Santo Amaro, nas sedes e respectivas seccionais das 12 Procuradorias Regionais instaladas no interior.

Os procuradores dessa área estão presentes em todas as Varas Criminais do Foro Central e nos Foros Criminais de São Miguel Paulista, Santo Amaro e Penha de França e nos Tribunais de Júri da Capital. Atuam também no atendimento aos presos e internos do Estado pela Coordenadoria Geral de Assistência Judiciária ao Preso e presta assistência aos menores infratores que cumprem medidas sócio-educativas nas unidades da Febem

Sirlaine Aiala – Da Agência Imprensa Oficial