Especial: Portadores de necessidades especiais terão atendimento gratuito da Procuradoria

Instituição firmou termo de cooperação com Apae de São Paulo

seg, 21/10/2002 - 11h17 | Do Portal do Governo

A Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ), que atua na defensoria pública para pessoas desprovidas de recursos financeiros, atenderá gratuitamente aos portadores de necessidades especiais, bem como a seus representantes carentes de recursos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae). O extrato de termo de cooperação entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Apae foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, dia 19.

Cível e criminal

O atendimento pode ser feito nas áreas da família, imobiliária, patrimonial – área cível em geral e também criminal. Para Mariângela Sarrubo, subprocuradora geral do Estado da área de assistência judiciária, o deficiente pode ter os problemas de qualquer cidadão comum, principalmente casos de interdição, reconhecimento judicial de que a pessoa não está apta aos atos da vida civil.

Para isso é nomeado como seu responsável um tutor ou curador. ‘O termo de cooperação entre a PGE e a Apae fará com que os deficientes e seus responsáveis não se submetam à fila de espera para cadastramento ou atendimento pelo procurador do Estado’, diz a subprocuradora. A partir do acordo, pessoas encaminhadas pela Apae terão atendimento preferencial da Procuradoria.

Da Agência Imprensa Oficial