Especial: Portadores de deficiência conquistam empregos em hotéis

Iniciativa faz parte de programa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

ter, 01/10/2002 - 11h27 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (Padef), da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, está promovendo contratação de deficientes em grandes hotéis do Estado de São Paulo. A exemplo do Nikkey Palace, Mercury e Sheraton Mofarrej, o Hotel Meliá Confort admitiu uma portadora de deficiência para vaga de telefonista bilíngüe. Este é um trabalho que o Padef vem desenvolvendo junto às empresas hoteleiras e tem alcançado progressivos êxitos nos últimos meses.

Pelo segundo ano consecutivo, o Padef participou do 2º seminário metropolitano A Pessoa com deficiência e o Mercado de Trabalho. O evento foi realizado na cidade de Santos, no dia 20 de setembro com a presença de empresas de diversos ramos de atividades, de representantes do Ministério Público do Trabalho, ONGs como a Rede Saci e o Instituto Ethos, e personalidades que tratam de questões referentes ao trabalho do deficiente.

Padef

O Padef visa à integração de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas, identificando vagas existentes e selecionando os candidatos que melhor se adaptem ao cargo.

Em 1995 esse programa funcionava somente num Posto de Atendimento ao Trabalhador. Hoje, são 106 postos prestando esse serviço. O Padef recebeu o Top Social da Associação Brasileira de Recursos Humanos, o Prêmio Ser Humano, em fevereiro de 2001.

Em novembro do mesmo ano, foi um dos 20 finalistas premiados no concurso de Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Ford. Esse evento acontece anualmente e premia as melhores iniciativas públicas. O Programa, que foi selecionado entre 756 concorrentes, conquistou, além de inserção em materiais publicados pela FGV, premiação em dinheiro de R$ 6 mil.

Inscrições no Padef: Rua Helvétia, nº 55 – Térreo – Campos Elíseos – São Paulo-SP

Da Agência Imprensa Oficial e Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho