Especial: Pólo Regional de Desenvolvimento beneficiará agricultores da Alta Mogiana

Já são nove pólos em funcionamento em todo o Estado

sex, 01/11/2002 - 12h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento inaugurou nesta quinta-feira, dia 31, o 9º Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios – o Pólo da Alta Mogiana – com sede em Colina, município próximo a Barretos. O novo pólo, sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura, engloba 28 municípios. As principais atividades da região são, a pecuária (de corte e leiteira), além dos trabalhos encaminhados para o desenvolvimento de tecnologias de resfriamento e congelamento de sêmen de eqüinos e asininos. No ano passado, o valor da produção agropecuária dos municípios abrangidos pelo pólo foi de R$ 1,772 bilhão, sendo 63% gerados pelos produtos destinados à indústria.

‘Nosso desafio é gerar emprego e renda, direcionando todas as atenções para cada região e procurando resolver os problemas em benefício da sociedade’, afirmou Mônaco. Um dos objetivos do programa é descentralizar o desenvolvimento para reduzir as disparidades regionais. ‘O pólo oferece todas as ferramentas necessárias ao produtor para ele aprimorar sua atividade agrícola’, diz José Sidnei Gonçalves, coordenador da Apta.

A Secretaria já implantou, por meio da Apta, nove pólos regionais e prevê que, até o final do ano, 15 estejam em atividade. Já estão funcionando os pólos Médio Paranapanema (sede em Assis), Leste Paulista (Monte Alegre do Sul), Sudoeste Paulista (Capão Bonito), Vale do Ribeira (Pariquera-Açu), Centro-Norte (Pindorama), Vale do Paraíba (Pindamonhangaba), Centro-Oeste (Jaú), Centro-Sul (Piracicaba) e Alta Mogiana (Colina).

Apoio tecnológico

Os Pólos Regionais recebem o reforço dos seis institutos de pesquisas: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP) e Instituto de Zootecnia (IZ). Todos os institutos procuram trabalhar dentro do conceito dos pólos, ou seja, sair da esfera estadual para se concentrar nos problemas e nas atividades agrícolas dos municípios comprometidos com o programa.

Os municípios que participam do Pólo Regional da Alta Mogiana são: Altair, Aramina, Barretos, Bebedouro, Buritizal, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guará, Guaraci, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Jaborandi, Miguelópolis, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Pitangueiras, Sales de Oliveira, São Joaquim da Barra, Severínia, Taquaral, Terra Roxa e Viradouro.

Serviço:
Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico da Alta Mogiana
Endereço: Avenida Rui Barbosa, s/nº – Colina – SP

Da Assessoria de Imprensa da Apta