Especial: Morte cerebral e estado de coma são tema de palestra

Evento será realizado na próxima semana na Faculdade de Medicina da USP

sex, 13/09/2002 - 10h40 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, o professor Calixto Machado Curbelo, presidente da Comissão Internacional de Coma e Morte, fará uma palestra na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) sobre ‘Determinação e Certificação da Morte Encefálica – Critérios Neurológicos, Neurofisiológicos e Exames Confirmatórios’.

O estudo dos critérios de morte cerebral adquirem maior importância à medida que aumentam os transplantes de órgão em todo o mundo. Por outro lado, muitas oportunidades de aproveitamento de órgãos são perdidas pela falta de esclarecimentos a respeito, inclusive entre equipes médicas. Daí a necessidade de ampliar o número de especialistas e proporcionar à população mais esclarecimentos a respeito.

Autor de vários livros e trabalhos sobre o tema, o médico cubano é considerado uma das maiores autoridades mundiais em sua especialidade. Vem ao Brasil a convite da Faculdade de Medicina da USP.

A palestra destina-se a equipes multiprofissionais envolvidas com transplantes e demais trabalhadores da área de saúde, entidades e pessoas interessadas. É gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Data: Quarta-feira, dia 18 de setembro de 2002
Horário: 8 horas
Local: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP – Av. Dr. Arnaldo, nº 455 – São Paulo-SP.