Especial: Massageadores e cremes redutores têm venda e propaganda proibidas

Marcas conhecidas anunciadas na televisão estão vetadas pela Vigilância Sanitária

qui, 05/09/2002 - 10h21 | Do Portal do Governo

A Vigilância Sanitária proibiu a venda e propaganda de aparelhos de ginástica e cremes redutores de gorduras anunciados diariamente na televisão. São marcas conhecidas, porém sem registro junto ao Ministério da Saúde. A medida visa a proteger a saúde da população.

O massageador é um cinturão abdominal (pode também ser usado em outras partes do corpo) que emite descargas elétricas. Segundo a publicidade do fabricante, em uso conjunto com o gel, o aparelho permite exercitar toda a musculatura corporal. Em dez minutos de uso, seria capaz de provocar três mil contrações.

A proibição é resultado de denúncias de consumidores à Vigilância Sanitária. Entre muitas, destacou-se a da Associação de Cardiologistas de Santos. Para o grupo, os choques elétricos podem ocasionar arritmia cardíaca e, em situações extremas, matar o usuário.
A decisão é de âmbito nacional e está publicada na edição desta quinta-feira, dia 5, do Diário Oficial do Estado, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde.

Trabalho abrangente

Os quadros da Vigilância Sanitária são compostos por profissionais multidisciplinares: médicos, arquitetos, sociólogos, enfermeiros, agrônomos e engenheiros. A fiscalização é realizada por 170 técnicos na Capital e 800 no Interior.

O centro é subordinado à Secretaria Estadual da Saúde e inspeciona a origem e destino dos insumos e matérias-primas que transitam pelo Estado. Além disso, fiscaliza a produção e distribuição de medicamentos e a integração dos seres humanos com o meio ambiente.

A abrangência do serviço torna a Vigilância Sanitária responsável pela qualidade de vários produtos. Entre eles: alimentos, água, bebidas, cosméticos, produtos agrícolas, químicos, de higiene pessoal e drogas veterinárias.

São também inspecionados consultórios odontológicos, hospitais, postos de saúde, casas de repouso, bancos de sangue e de órgãos.
A Vigilância Sanitária trabalha com inspeções regulares e recebe denúncias pelo telefone (0 XX 11) 3258-9745. Mais informações estão disponíveis no site: www.cvs.saude.sp.gov.br

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial