Especial: Livro revela repressão a imigrantes japoneses no Estado de São Paulo

Obra mostra como foi a perseguição da Polícia Política à comunidade nipônica

seg, 28/10/2002 - 9h07 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Arquivo do Estado estão lançando o oitavo volume da Coleção Inventário Deops: O Perigo Amarelo em Tempos de Guerra, 1939-1945, Módulo III – Japoneses, de Márcia Yumi Takeuchi.

O livro relata a perseguição aos imigrantes japoneses feita pela polícia política brasileira durante o período da Segunda Guerra Mundial. ‘Quis mostrar como funcionava no Brasil a lógica da desconfiança em relação aos japoneses que vinham morar no País’, esclarece a autora.

Pouco divulgada, a repressão das autoridades da época à comunidade nipônica no Brasil, em especial no Estado de São Paulo, foi bastante severa, por acreditarem que os japoneses eram inimigos da pátria e uma ameaça à formação étnica da população brasileira.

Para chegar às informações, fotos e documentos apresentados na obra, Marcia Yumi, mestranda de pós-graduação em História Social da USP e integrante da equipe técnica do Projeto Integrado Arquivo/Universidade (Proin), fez uma minuciosa incursão aos prontuários do Deops de São Paulo. Também recorreu às bibliotecas da USP, onde encontrou informações preciosas em literatura de conteúdo antinipônico publicada por autores brasileiros.

Em um dos livros, o médico Miguel Couto ressaltava os inconvenientes da imigração japonesa. ‘Esses autores criaram uma espécie de mito da conspiração nipônica. Eles construíram uma imagem de que os japoneses aqui radicados eram fanáticos a serviço do imperialismo do Japão e pretendiam dominar nosso país’, ressalta a autora.

Com o clima de desconfiança ainda mais aguçado pelo desdobramento da Segunda Guerra Mundial, qualquer atitude suspeita era logo transformada em prova contra os imigrantes. Por isso, cada movimento dos japoneses era vigiado, como se pode constatar nos inúmeros prontuários da Polícia Política de São Paulo, reproduzidos em O Perigo Amarelo em Tempos de Guerra.

A obra apresenta alguns casos curiosos, como o da apreensão de folhetos de propaganda de comprimidos de vitamina distribuídos em uma reunião de japoneses. As autoridades acharam tratar-se de mensagem subversiva disfarçada com códigos que especialistas da Polícia Política teriam conseguido ‘decifrar’.

Sobre a Coleção Inventário Deops

A Coleção Inventário Deops é coordenada pela professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo Maria Luiza Tucci Carneiro. Os livros trazem um conjunto de temas dedicados à discriminação e repressão oficial no Brasil.

Entre os títulos publicados, estão Shindó-Renmei: Terrorismo e Repressão; República Espanhola: Um Modelo a Ser Evitado e Os Seguidores do Duce: Os Italianos Fascistas no Estado de São Paulo. As obras revelam uma obscura história do Brasil, diferente daquela que sempre se ouviu falar e distante da imagem de país sem preconceitos e com liberdade política e religiosa.

O Perigo Amarelo em Tempos de Guerra, 1939-1945, Módulo III – Japoneses, tem 200 páginas e custa R$ 10. Todas as obras da Coleção Inventário Deops podem ser adquiridas na livraria virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br) ou pelo telefone 0800.123401.

Da Agência Imprensa Oficial