Especial: Livro e ciclo de conferências lembram Sérgio Buarque de Holanda

Evento será realizado no Memorial da América Latina, comemorando os 40 anos de fundação do IEB

seg, 07/10/2002 - 10h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina preparou uma comemoração especial para homenagear o centenário de Sérgio Buarque de Holanda, um dos maiores pensadores do Brasil. Entre outras realizações de peso para a cultura nacional, ele fundou o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

Nos dias 8 e 9, o Memorial oferece gratuitamente ao público o ciclo de conferências Perfis Buarquianos, com a participação do ensaísta Antonio Cândido de Mello e Souza, de Marlyse Meyer, Antonio Arnoni Prado e José Sebastião Witter, entre outros.

Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição Visões de Sérgio Buarque de Holanda que reúne fotografias, livros, manuscritos e outros documentos de instituições como o Acervo Sérgio Buarque de Holanda e o Arquivo Central da Universidade de Campinas.

Na data em que o Instituto de Estudos Brasileiros completa 40 anos de existência (dia 10), um coquetel nos salões do IEB/USP, às 20 horas, marcará o lançamento do livro IEB: origem e significados, de João Ricardo de Castro Caldeira. A obra foi realizada em co-edição com a Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes e Imprensa Oficial.

IEB: origem e significados

O livro é uma abrangente reflexão do que representa o IEB para a Universidade de São Paulo. Quando foi fundado, em 1962, o IEB modernizou a estrutura mantida pela cátedra de História do Brasil da USP, criando um espaço próprio para a convivência da multidisciplinariedade e multitemacidade, características principais da cultura do nosso país.

O autor, João Ricardo de Castro Caldeira, destaca na obra a grande importância do IEB como o único area studies center no Brasil, (organismo de estudos de uma área específica e suas diversas manifestações socioculturais), encontrando paralelo com o Institut des Hautes Études de L’Ámerique Latine (IHEAL), na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle ou o Latin American Center, da Universidade de Oxford.

Outro exemplo de importância do Instituto é o acervo de sua brasiliana – coleção de livros, filmes, obras de arte, revistas etc., voltados para a abordagem de temas exclusivamente brasileiros, que compreendem os períodos colonial, imperial e republicano.

Para o autor, que freqüenta o IEB desde a sua iniciação científica, em 1989, o centenário de Sérgio Buarque de Holanda mais o lançamento do livro contando a história do Instituto e a comemoração dos 40 anos do IEB significam uma tríade de realizações porque, segundo ele, “o Instituto de Estudos Brasileiros chega a essa idade novíssimo, e com muito ainda por fazer”.

Ana Maria Minadeo- Da Agência Imprensa Oficial