Especial: Laboratório da Universidade de São Paulo desenvolve tecnologia sem fio

Infra-estrutura possibilitará desenvolvimento de aplicações multimídia móveis em computadores de mão

qui, 24/10/2002 - 9h00 | Do Portal do Governo

A partir de novembro, pesquisadores e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) terão acesso a uma infra-estrutura que possibilitará o desenvolvimento de aplicações multimídia móveis em computadores de mão, os PDAs, e laptops. No dia 31, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP receberá da empresa de semicondutores Intel o primeiro Laboratório Multimídia Sem Fio do Brasil.

A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Poli e a empresa, com o objetivo de implantar tecnologia para meios eletrônicos interativos via internet, sem a utilização de fios.

Lar virtual

“Com apenas um click ou um comando de voz será possível ligar ou desligar um aparelho doméstico, mesmo sem estar em casa, tornando viável o conceito do virtual home (lar virtual)”, exemplifica o professor Marcelo Zuffo, do LSI e um dos responsáveis pelo laboratório. Ele explica que o suporte necessário aos computadores portáteis será possível por duas bandas de comunicação, que operarão a uma velocidade mil vezes superior à dos modems atuais.

Na área de telemedicina, o objetivo é realizar videoconferências utilizando PDAs. O sistema permitirá aos médicos, por exemplo, ter acesso aos prontuários de seus pacientes em tempo real.

Da Agência Imprensa Oficial