Especial: Juquery busca humanização do tratamento

Ato publicado no D.O. desta quarta, dia 2, regulamenta a assistência religiosa no Complexo Hospitalar

qua, 02/10/2002 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Departamento de Saúde da Direção Regional de Saúde de Franco da Rocha publica no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 2, ato que regulamenta a assistência religiosa no Complexo Hospitalar do Juquery. O objetivo é promover a vida e a humanização no tratamento do paciente psiquiátrico, independentemente de seu credo religioso.

A capelania nos hospitais deve promover o bem espiritual do interno, respeitando sempre a sua vontade, além de criar um clima de fraternidade, amizade, compreensão e colaboração entre quem ministra assistência espiritual e os funcionários. Deve, ainda, ajudar os profissionais da Saúde a descobrirem os valores do homem em qualquer forma de manifestação religiosa.

O Decreto 44.395, de 1999, prevê: “Nenhum paciente acolhido nos hospitais da rede pública e privada será obrigado a participar de atividades religiosas ou aceitar serviços religiosos’. Cabe às instituições programar, coordenar e supervisionar comemorações religiosas a serem desenvolvidas, tais como Natal, Páscoa, coral e outras atividades. Para isso, devem enviar ofício solicitando autorização do Diretor Técnico de Departamento para visita espiritual aos pacientes, com assinatura do sacerdote, e comparecer a reuniões no Complexo Hospitalar Juquery, sempre que convocado.

Fé e bem-estar

Segundo o ato que está sendo publicado, a assistência deve se voltar para os seguintes aspectos: 1º Promover o bem-estar espiritual do paciente, respeitando sempre a vontade de cada um; 2º Criar um clima de fraternidade, amizade, compreensão e colaboração entre o grupo de assistência espiritual e funcionários do hospital; 3º Ajudar os profissionais da saúde a descobrirem o valor humano e cristão, ou de qualquer forma religiosa, do seu trabalho; 4º Oferecer aos pacientes internados o conforto, a fé, a esperança, o amor, enfim, uma comunidade de fé; 5º Ajudar os pacientes para que a passagem pelo hospital se torne uma experiência de descoberta e aprofundamento do sentido da vida; 6º Apoiar os familiares e pacientes, quando assim o desejarem, ante a dor, o sofrimento, pela presença solidária, infundindo-lhes coragem e esperança.

Mais de 100 anos

Situado na cidade de Franco da Rocha, o Departamento Psiquiátrico II – mais conhecido como Juquery – foi fundado em 1898 por Francisco Franco da Rocha. Desde 1995, sob nova direção, iniciou um processo de reestruturação que busca resgatar a cidadania de internos e funcionários pela inserção institucional e inclusão social.

O Hospital Psiquiátrico atende a uma população de 1.280 pacientes internos, com permanência média de internação de 30 anos. O tratamento deve se ater aos seguintes programas de atenção: reabilitação psicossocial e física e terapia de transtornos psiquiátricos agudos.

Psiquiatria e religião

Já existe no Hospital das Clínicas o Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper), cujo objetivo é o estudo, a pesquisa e a assistência de questões religiosas e espirituais segundo o enfoque científico da moderna psiquiatria.

O núcleo, que não tem nenhuma ligação com o trabalho a ser realizado no Juquery, não está vinculado a nenhuma corrente filosófica ou religiosa. Seus integrantes já desenvolveram tese sobre psiquiatria e religião, além de terem produzido livro e artigos sobre o tema. Pesquisas estão sendo planejadas, assim como um programa de prevenção em saúde mental a ser desenvolvido nas comunidades religiosas.

Márcia Bitencourt- Da Agência Imprensa Oficial