Especial: Jovens receberão incentivo para desenvolver projetos e ações voluntárias

Prgrama 'Jovem Voluntário – Escola Solidária' será incorporado ao histórico escolar dos alunos

sex, 30/08/2002 - 10h14 | Do Portal do Governo

O programa ‘Jovem Voluntário – Escola Solidária’ vai incorporar, ao histórico escolar dos alunos da rede pública de ensino estadual, informações indicativas das experiências vivenciadas mediante o registro nos respectivos documentos escolares. A resolução que determina a incorporação está publicada na edição desta sexta-feira, dia 30, do Diário Oficial do Estado.

O programa visa, também, valorizar as experiências de relevante caráter social desenvolvidas pelas unidades de ensino estaduais sob a forma de projetos curriculares específicos. Objetiva, ainda, incentivar e reconhecer as ações de participação e de voluntariado praticadas pelos estudantes sob orientação das equipes escolares.

Quando a atividade desenvolvida pelo aluno vier a se constituir em um elemento promotor de seu futuro, a escola poderá comprovar a experiência adquirida mediante o trabalho voluntário realizado por ele. Caberá às diretorias de ensino orientar, apoiar e acompanhar as unidades escolares no cumprimento do programa.

Proposta pedagógica

O alvo do programa são os alunos da educação básica. Tem como meta estimular projetos e ações voluntárias nas escolas. Um dos princípios é promover o jovem a partir de atividades interdisciplinares dentro da proposta pedagógica de cada unidade escolar.

O programa Jovem Voluntário – Escola Solidária conta também com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal (Undime), do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA-Unesco), entre outros representantes da comunidade educacional.

Ações para atingir as metas do programa:

. articular e estabelecer alianças com organizações sociais que já atuam ou possam colaborar com a adoção, divulgação e promoção do programa
. mobilizar a opinião pública para a importância da escola como espaço privilegiado para a participação juvenil
. ampliar oportunidades e estabelecer estratégias que facilitem a inserção voluntária e responsável dos alunos em atividades sócio-culturais pela própria escola e também em outras instituições sociais de sua região
. estimular atividades de solidariedade, de parceria e de cooperação entre todos os agentes educacionais capazes
. transformar a escola em centro sócio-educacional da comunidade em que está inserida
. promover a valorização social dos estudantes e dos profissionais que nela atuam

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Ofical