Especial: Instituto Butantan realiza curso internacional de aperfeiçoamento

Curso será realizado no próprio instituto, de 16 de setembro a 15 de outubro

ter, 13/08/2002 - 10h24 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan (IB) publica no Diário Oficial desta terça-feira, dia 13, portaria designando membros para compor a comissão organizadora do III Curso Internacional de Aperfeiçoamento em Animais Peçonhentos, Produção de Anti-soros. O curso será realizado no próprio instituto, de 16 de setembro a 15 de outubro. O objetivo é dar continuidade ao curso internacional de aperfeiçoamento em animais peçonhentos. São 12 vagas destinadas a profissionais da área de países da América Latina e África de língua portuguesa. Três vagas estão reservadas a instituições brasileiras que deverão contar com recursos próprios para custear a vinda de seus representantes.

Patrocinado pelo Japan International Cooperation Agency (Jica), o curso está estruturado em três módulos: animais peçonhentos, produção de antivenenos e acidentes com animais peçonhentos. As atividades serão em período integral, com aulas teóricas e práticas, além de seminários para troca de experiências entre os participantes. O acordo básico de cooperação técnica Brasil-Japão existe desde 1970, e é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Este projeto tem participação fundamental da Jica que, ao longo dos anos, vem propiciando treinamentos no Japão de técnicos de países em desenvolvimento. Foi criado em 1975 ‘O Third Country Training Program’ (TCTP) que prevê a escolha de um país como centro de treinamento de técnicos de outros países da mesma região, com características semelhantes, inclusive idiomáticas. O Instituto Butantan foi escolhido pela Jica como centro de treinamento para técnicos latino-americanos e africanos de língua portuguesa, para a realização deste curso, dando prosseguimento ao programa iniciado em 2000.

Estudos sobre animais peçonhentos constituem área de grande interesse e atividade no IB e representam base sólida para os processos industriais de produção de anti-soros utilizados no tratamento de acidentes causados por estes animais. As informações acumuladas no manejo desses pacientes representam experiência única entre as instituições produtoras de antivenenos. O Instituto é um centro de pesquisa biomédica ligado à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criado inicialmente como um laboratório de produção de soro antipestoso, foi reconhecido como instituição autônoma em 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico. Teve como primeiro diretor o médico Vital Brazil que desenvolveu importantes pesquisas científicas na área dos venenos animais e na produção de soros antipeçonhentos.

Ao longo de sua história, o Butantan vem mantendo, entre suas atribuições, a pesquisa sobre animais peçonhentos, seus venenos e a produção de soros e vacinas, seguindo o princípio do desenvolvimento científico, particularmente nas áreas que servem de suporte para as soluções de problemas de saúde pública. Conta com laboratórios que desenvolvem projetos de pesquisa básica e aplicada em diversas áreas, como fisiopatologia, imunopatologia, bioquímica, farmacologia, herpetologia, além de um serviço de atendimento a acidentados por animais peçonhentos. A produção de vacinas, atualmente, se destaca no cenário nacional. Incorporando elementos de biotecnologia e engenharia genética como ferramentas para o aprimoramento na produção de imunobiológicos, aumentou significativamente sua eficiência no atendimento da crescente demanda por estes produtos.

O IB fornece subsídios aos participantes para atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre sistemática e classificação dos animais peçonhentos de interesse em saúde pública, manejo e manutenção de animais em cativeiro, extração e preparação de antígenos; tecnologia de produção dos antivenenos, processos de purificação e controle; linhas gerais dos aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos dos diversos tipos de acidentes.

O Instituto Butantan e a Japan International Cooperation Agency concederão o certificado de participação àqueles que cumprirem integralmente todas as atividades programadas. Os candidatos devem estar vinculados a instituição de ensino, pesquisa ou de produção, em atividade na área de saúde; possuir diploma universitário; dominar suficientemente a língua portuguesa (conversação e grafia), sendo recomendável o conhecimento da língua inglesa para leitura; estar em boas condições de saúde física e mental, a ser comprovado por atestado médico; não é recomendável estar em período de gestação e não estar em serviço militar.

Instituto Butantan – Av. Dr. Vital Brasil, 1500 – São Paulo – SP-
Fone: (0XX11) – 3726-7222 ramal 2183/2000, 3726-7962- Email: instituto@butantan.gov.br, instbut@uol.com.br

Comissão organizadora: Naomi Enoki, Fan Hui Wen, Ida Sigueo Sano Martins, Ivone Kazuko Yamaguchi, Roberto Henrique Pinto Moraes,
Sávio Stefanini Sant’Anna.

Coordenadores dos módulos: Módulo I – Wilson Fernandes; Módulo II – Hisako Gondo Higashi; Módulo III – Fan Hui Wen.

Lúcia Alamino – Da Agência Imprensa Oficial