Especial: Instituto Agronômico oferece curso de hidroponia

Será realizado na próxima sexta-feira, dia 27

ter, 24/09/2002 - 11h37 | Do Portal do Governo

A hidroponia oferece alimentos mais saudáveis e está abrindo boa perspectiva de negócio para pequenos agricultores. Por isso, o Instituto Agronômico (IAC-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, irá realizar na próxima sexta-feira, dia 27, um curso teórico e prático sobre essa forma de cultivo.

Além de atender a pequenos produtores, a hidroponia é adequada também para programas municipais (prefeituras e secretarias) e consórcios intermunicipais. O responsável pelo curso e pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do IAC, Pedro Roberto Furlani, afirma que os hidropônicos estão popularizando-se cada vez mais, mas a oferta dos produtos ainda é inferior à procura

A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido, em que o solo é substituído por uma solução aquosa contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais. Comparada ao cultivo no solo, a hidroponia propõe muitas vantagens, mas exige o domínio da técnica. É por isso que, periodicamente, o IAC apresenta cursos e assistência aos usuários dessa técnica.

O cultivo hidropônico pode ser aplicado às culturas de rúcula, agrião, almeirão, couve-manteiga, salsa, cebolinha, cebola, coentro, salsão, tomate, pepino, pimentão, rabanete, alho, beterraba, cenoura, melão, morango, plantas ornamentais e outras. O mais recente produto hidropônico apresentado pelo Instituto Agronômico é o morangueiro vertical, que resultou de pesquisa concluída, no ano passado, na pós-graduação do IAC e desde então a técnica é utilizada por agricultores.

O Curso Básico de Hidroponia é aberto ao público com número limitado de vagas. A inscrição custa R$ 100,00. Telefone para contato: (19) 3231-5422 ramais 193 e 173.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do IAC