Especial: Instituído grupo de trabalho para restauração do Palácio dos Campos Elíseos

Antiga residência oficial do governo paulista vai ser recuperada

qua, 17/07/2002 - 11h20 | Do Portal do Governo

Foi instituído um grupo de trabalho com a finalidade de estudar, apresentar propostas e articular esforços, visando a realização de projeto de restauração do Palácio dos Campos Elíseos. A resolução assinada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo está publicada na edição desta quarta-feira, dia 17, do Diário Oficial do Estado.

Inaugurado em 1899, o palácio foi residência oficial do governo paulista durante 50 anos. E representa um marco da passagem da arquitetura de taipa para a arquitetura moderna no Brasil. Construído nos moldes de um castelo francês do século 16, sua construção utilizou madeiras da França e da Espanha, espelhos de cristal de Veneza e maçanetas de porcelana de Sèvres. Enfrentou um grande incêndio em 1967, mas continua sendo um tesouro da
cidade de São Paulo.

Coordenado por Oswaldo Massambani, o grupo, além de acompanhar os estudos de restauração que estão sendo realizados por empresa contratada para essa finalidade, poderá elaborar propostas para obtenção de financiamentos. Segundo a resolução, as atividades do grupo de trabalho não serão remuneradas, sendo consideradas serviço público relevante para todos os fins.

Da Agência Imprensa Oficial

Leia também:
Palácio dos Campos Elíseos – Um marco na arquitetura brasileira