Especial: Imprensa Oficial do Estado lança livro sobre soberania

Lançamento é nesta terça-feira, dia 29, em São Paulo

ter, 29/10/2002 - 11h49 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo apresenta nesta terça-feira, dia 29, às 18h30, na Capital, em parceria com a Editora Humanitas (FFLCH-USP), o livro ‘Soberania – A construção de um conceito’, de Raquel Kritsch, professora doutora em ciências políticas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Raquel Kritsch elabora um estudo da gênese e do desenvolvimento da noção de soberania. A idéia aparece, no início, em disputas de jurisdição entre o império e o papado e, numa fase posterior, a partir do século XIV, nos conflitos entre os dois poderes e as nascentes monarquias nacionais européias.

Nesse percurso, o discurso político alcança um novo grau de sistematização e de clareza, no trato dos conflitos de poder, especialmente com autores como Tomás de Aquino, Jean Quidort, Marsílio de Pádua e Guilherme de Ockham. O trabalho examina, assim, como as idéias e instituições políticas chegaram a ser o que são ao longo de um mesma trilha histórica. Considera-se, para tanto, a história dos fatos e das idéias políticas que as constituíram e suas implicações para a teoria política.

Data: Terça-feira, dia 29 de outubro de 2002
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura – Shopping Villa-Lobos – Avenida Nações Unidas, nº 4.777 – São Paulo-SP

Da Agência Imprensa Oficial