Especial: IAC promove encontro que atualiza conhecimento sobre substratos

Material é utilizado para o plantio de flores, hortaliças e frutas

qui, 24/10/2002 - 10h13 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove, entre os dias 28 a 30 de outubro, o III Encontro Nacional de Substratos para Plantas (III Ensub) em Campinas, com o objetivo de atualizar conhecimentos e divulgar os resultados de pesquisa sobre esse substituto do solo. Durante o encontro serão apresentados 41 trabalhos inéditos. Substrato é o material em que são plantadas as mudas de flores, hortaliças e frutas.

Representantes do exterior farão palestras, com tradução. São profissionais da Áustria, Holanda e Espanha, países que têm tradição na pesquisa desses materiais, segundo o coordenador do evento, Ondino Cleante Bataglia, pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Agroambientais do IAC.

O Instituto Agronômico iniciou a pesquisa com substratos há cerca de cinco anos, e o uso desse material no Brasil também é recente: cerca de três décadas. As vantagens do uso de substratos são várias: boa capacidade de fornecimento de água para as raízes e inexistência de pragas, doenças e ervas daninhas, além de propiciar mudas mais sadias.

Fibra de coco, casca de pínus, turfa e casca de arroz carbonizado são os materiais mais usados para a formação do substrato, cujo mercado vem crescendo nos últimos 10 anos, representando um dos mais relevantes setores das cadeias de produção de plantas ornamentais, mudas de frutas e hortaliças. A produção nesse setor gira em torno de 50 mil m³ por mês.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do IAC