Especial: Hospital Psiquiátrico cria comissão para revisão de prontuários médicos

Objetivo é aprimorar as condições de atendimento dos pacientes

sex, 09/08/2002 - 14h14 | Do Portal do Governo

O Hospital Psiquiátrico Pinel criou uma comissão de revisão de prontuários médicos. Portaria nesse sentido está sendo publicada na edição, desta sexta-feira, dia 9, do Diário Oficial. O trabalho da comissão tem por objetivo aprimorar as condições de atendimento dos pacientes. Baseado na Resolução 70/95 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o Diretor Técnico de Divisão de Saúde do Hospital reinstituiu a comissão que vai avaliar uma série de itens dos prontuários médicos.

De acordo com o que determina a portaria, são obrigatórios os seguintes itens:

Identificação completa do paciente; exames: físico, psíquico e complementares, juntamente com o registro de seus resultados, hipóteses diagnosticadas, bem como plano de tratamento; verificação da clareza das informações, como a facilidade de leitura do prontuário, se o mesmo está organizado de forma cronológica e clara; incluindo a identificação completa do profissional que prestou o atendimento; tipo de alta e encaminhamento realizado e a medicação de alta do paciente.

Apuradas as informações do prontuário do paciente, cada membro da comissão elaborará um relatório inidividual. Com base nesses relatórios, o presidente da comissão se reportará diretamente ao diretor do hospital.

A partir do momento em que a comissão estiver legalmente instituída, serão avaliados quatro prontuários por mês. Um de cada equipamento do hospital, principalmente de pacientes de alta. O intuito é verificar se a serviço está adequado e se o atendimento prestado está de acordo com projeto específico de cada equipamento. De acordo com o Cremesp, o prontuário é o documento imprescindível ao atendimento médico e traduz a atenção dispensada ao paciente. Nele devem estar contidas todas as anotações dos profissionais de saúde envolvidos.

Lúcia Alamino – Da Agência Imprensa Oficial