Especial: Grupo de trabalho vai estudar destino de resíduos animais

Medida visa prevenir a contaminação de ambientes e alimentos por microorganismos

qua, 30/10/2002 - 9h00 | Do Portal do Governo

Dentro de quinze dias, o grupo de trabalho designado pel Centro de Vigilância Sanitária (CVS) apresentará o texto final sobre o destino de resíduos do serviço de saúde animal. A medida objetiva prevenir a contaminação de ambientes e alimentos por microorganismos e agentes etiológicos produtores de toxinas. A portaria está publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 30.

O grupo discute os riscos da manipulação e disposição inadequadas de animais mortos, fator de agravo à saúde pública, dos trabalhadores e meio ambiente. Outra atribuição da equipe é o estabelecimento de diretrizes para o gerenciamento correto de resíduos de animais mortos, materiais e excreções, entre outros.

A determinação segue resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e o grupo de trabalho concluirá o estudo iniciado no ano passado.
Os profissionais são coordenados por representantes do Instituto Pasteur.

Os integrantes são: Arnaldo Mauro Elmec, engenheiro sanitarista do Centro de Vigilância Sanitária; Denise Maria Elizabeth Formaggia, engenheira sanitarista; Dionísio Rebecca, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses SMS /PMSP; Francisco Luiz Rodrigues, engenheiro sanitarista, consultor em resíduos; Josué Paulo Martins Villari, engenheiro; Leziro Marques Silva, professor geólogo; Maria de Lourdes Aguiar Bonadia Reichmann, médica veterinária, assistente técnica do Instituto Pasteur; Maria Regina Cardoso Sandoval, arquiteta sanitarista do Instituto Pasteur; Neide Yumie Takaoka, médica sanitarista, diiretora-geral do Instituto Pasteur; Renato Miracca, médico veterinário; Roberto Noda, engenheiro da Cetesb; Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, engenheira sanitarista; Valdir Volpe, engenheiro do Ipem.

Serviço
Centro de Vigilância Sanitária (CVS) – www.cvs.saude.sp.gov.br
Correio eletrônico – sama@cvs.saude.sp.gov.br
Tel. (11) 3257-7611
Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) – www.mma.gov.br/port/conama/capa/index.html
Correio eletrônico – conama@mma.gov.br
Tel. (61) 317-1433

Rogério Silveira- Da Agência Imprensa Oficial