Especial: Gestores de Recursos Humanos debatem transformação do setor público

Fundação do Desenvolvimento Administrativo promoverá evento no dia 28 deste mês

seg, 12/08/2002 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) promoverá no dia 28 de agosto, encontro dos gestores de recursos humanos do Estado, com palestra sobre desenvolvimento de recursos humanos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feiras por correio eletrônico (apoioeventos@fundap.sp.gov.br) ou telefone (3066-5641). O evento, que será realizado na sede da Fundap das 14h30 às 16h30, vai debater e formular estratégias de desenvolvimento, com foco na capacitação, no contexto da transformação do setor público. Comunicado foi publicado na edição de sábado, dia 10, do Diário Oficial.

O governo de São Paulo estabeleceu metas de 3.500 horas de cursos para formação e aperfeiçoamento de executivos públicos; 125 mil horas de prestação de serviços de consultoria organizacional e 50 mil horas de pesquisas nas diversas áreas de interesse da administração, na lei de diretrizes orçamentárias para 2003. Para atingir as metas, conta com a parceria da Fundação.

Para formar profissionais e desenvolver tecnologia administrativa, a Fundap atua nas seguintes áreas:

Formação – A Escola de Governo e Administração Pública (Egap/Fundap) oferece o Curso de Especialização em Ciências e Técnicas de Governo (Citeg); Laboratório de Gerência Pública e, mais recentemente, cursos a distância pela Internet. A Escola capacita profissionais para a gestão pública de forma abrangente e integrada, pois associa uma visão estratégica de longo e médio prazos à necessidade de enfrentar os problemas do dia-a-dia.

O curso de especialização busca contribuir para aumentar a capacidade de ação governamental estratégica como instrumento para consolidar sociedades democráticas. Leva o participante a avaliar a complexidade dos conflitos sociais nos dias de hoje e a usar o planejamento como ferramenta para orientar a tomada de decisão pelos gestores públicos, e atenuar o grau de incerteza com que lidam diariamente.

Consultoria – A Fundap presta serviços de desenvolvimento organizacional para órgãos e empresas públicas de Estados e municípios de todo o País, e para o governo federal. Já desenvolveu e participou da implantação de centenas de projetos. É parceira constante do governo do Estado de São Paulo, tanto para concretizar as reformas de que a máquina pública necessita quanto para apoiar a criação e a implantação de políticas públicas. O programa Poupatempo, cujo objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, conta com apoio técnico da fundação. Na mesma linha, está colaborando na modernização das Delegacias de Polícia. A avaliação e o redesenho institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo estão sendo feitas com a participação da Fundap.

Pesquisa aplicada – A fundação subsidia os gestores do Estado por meio da publicação de trabalhos de análise de economia do setor público, com ênfase nas áreas de financiamento da política social, da descentralização e da política fiscal. Trabalha em conjunto com a Coordenadoria de Administração Tributária (CAT), da Secretaria da Fazenda, na elaboração do seu relatório de conjuntura econômica e tributária. O objetivo é promover uma “inteligência fiscal”, dotando o órgão de maior capacidade para analisar o cenário estadual, prever a arrecadação e controlar a evasão fiscal.

Serviços – A Fundação administra os programas de Residência Médica do Estado de São Paulo, que atendem a cerca de 4.553 bolsistas de 35 instituições, e o de Aperfeiçoamento de Profissionais Não-Médicos. É a agência regional que monitora, em São Paulo, o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem(Profae), promovido pelo Ministério da Saúde. Seu programa de estágio oferece bolsas para estudantes do segundo grau e das universidades.

Da Agência Imprensa Oficial