Especial: Furp fabrica mais de 2 bilhões de produtos farmacêuticos

Produção tem preço, no mínimo, 50% inferior ao praticado pelos laboratórios privados

ter, 10/09/2002 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) produz atualmente mais de 2 bilhões de unidades farmacêuticas (unidades farmacêuticas = comprimido, cápsula, frasco, ampola, bisnaga) por ano, sendo o maior laboratório farmacêutico oficial do Brasil, de um total de 18 laboratórios. É também considerado um laboratório de grande porte, quando comparado com os laboratórios privados nacionais e multinacionais. A tecnologia de produção tem qualificação de ponta em vários setores, com certificação ISO 9002 na área de produção de produtos penicilínicos (que é um grupo de antibióticos).

Os produtos da Furp têm preços inferiores, no mínimo 50%, comparados com os laboratórios privados, em função dos seus objetivos, que é o de atender os serviços de saúde do SUS com produtos de qualidade e preços adequados, sem custos de marketing e de embalagens sofisticadas mas que garantem a conservação adequada do medicamento. Assim, a Furp também atua como uma reguladora de preços no mercado de medicamentos do setor público de saúde, juntamente com os outros laboratórios oficiais do país, para os seus produtos, isto é, para que o setor privado consiga fornecer ao setor público de saúde, os seus produtos similares aos dos laboratórios oficiais, devem acompanhar os preços dos oficiais.

Os laboratórios oficiais também têm a responsabilidade de produzir medicamentos sem interesse comercial, mas essenciais para o atendimento de determinadas doenças que atingem, em regra, populações de baixa renda e, portanto, não participam do mercado privado de medicamentos.

Criada pela Lei no 10.071, de 10 de abril de 1968, a instituição iniciou suas atividades em março de 1974. O laboratório situava-se na Rua Paula Souza, 166, no bairro da Luz, em São Paulo. Em 1984 foi transferida para Guarulhos, onde permanece até hoje, ocupando uma área de mais de 200.000 m² com, aproximadamente, 39.000 metros quadrados de área construída e com cerca de 1.000 funcionários. É definida como laboratório oficial, isto é, público e vinculada a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A Furp tem a missão de pesquisar, desenvolver, fabricar e distribuir produtos de qualidade e com preços adequados e de interesse da saúde pública, portanto, do Sistema Único de Saúde (SUS), para melhoria da qualidade de vida da população, em especial para o Estado de São Paulo, integrando a Política de Saúde do Estado.

Preços mais baratos

A linha de produtos é composta por medicamentos utilizados desde os serviços de atenção básica, isto é, nos postos de saúde (oficialmente denominados de unidades básicas de sáude-UBS), até em serviços médicos especializados (ambulatórios e hospitais). Assim, tem-se antitérmicos, antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, antiparasitários, medicamentos para o controle da hipertensão arterial e da diabetes, psiquiátricos, medicamentos para evitar rejeições dos órgãos transplantados, para Aids, medicamentos para o combate a tuberculose e hanseníase, entre outros, num total de mais de 100 produtos.

A Furp, na condição de unidade vinculada a Secretaria da Saúde, é quem implementa programa de assistência farmacêutica básica do Estado de São Paulo – o Dose Certa. O objetivo do programa é colocar à disposição da população um elenco de medicamentos básicos e essenciais. Esses medicamentos são encaminhados, de acordo com um cronograma, para todas UBSs dos municípios do Estado.

A distribuição, feita com a utilização de veículos da própria Furp, é custeada com recursos financeiros do governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, tendo uma contrapartida dos municípios com a aquisição de um elenco complementar de medicamentos necessários às suas UBSs.

Em busca dos genéricos

A Furp fornece também medicamentos para os hospitais próprios da SES-SP e também para os municípios do Estado de São Paulo de outros produtos que não estão no Dose Certa, bem como para municípios e secretarias de estado da saúde de outros estados e ao Ministério da Saúde.

A meta da Furp é transformar todos os seus produtos em genéricos. Para isso foi elaborada uma programação, dentro das disponibilidades de recursos financeiros, especialmente para a realização de todos os testes de bioequivalência e biodisponibilidade necessários. Atualmente, os produtos da Furp, como os dos demais laboratórios oficiais, têm a sigla do laboratório antes dos nomes genéricos: Furp-Dipirona, Furp-Ampicilina, etc.

A Fundação também está promovendo parcerias com outras instituições públicas, em especial os de pesquisa, como a USP, Unesp, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Instituto Butantan, Far-Manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, entre outros, para o desenvolvimento e produção de novos medicamentos de interesse da saúde pública, em especial das necessidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Dessa parceria, por exemplo, resultou o lançamento do produto Protetor Solar FURP (FPS12), realizado em maio deste ano, em conjunto com a Santa Casa. Assim também estão sendo os lançamentos dos medicamentos denominados de ‘antiretrovirais’ para uso em Aids, em parceria com a Far-Manguinhos.

Para o acompanhamento desses desenvolvimentos e a estruturação para a sua operacionalização, a Furp tem investido na expansão e modernização do seu parque fabril, adequando-o também às mudanças das legislações sanitárias para as boas práticas de fabricação, sempre com o objetivo de garantir a qualidade dos seus produtos.

Da Agência Imprensa Oficial

Leia também: Furp teve crescimento de 450% em sete anos