Especial: Frentes de Trabalho convocam mais de 350 desempregados

A maioria dos inscritos tem entre 36 e 45 anos de idade

ter, 13/08/2002 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho está publicando editais de convocação, no Diário Oficial desta terça-feira, dia 13, chamando pessoas que se alistaram nas Frentes de Trabalho do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego. O 1º edital chama 16 pessoas que devem comparecer hoje, em São Paulo, Capital (Alameda Cleveland, 534 – 1º andar – Campos Elíseos), a partir das 10 horas. O 2º convoca 375 pessoas para se apresentarem amanhã (14), a partir das 11 horas, na Av. Pedro Paulino, 74 – Cohab –Itapevi – SP. Os candidatos devem levar carteira de identidade, carteira de trabalho (para comprovar tempo de desemprego), comprovante de residência (conta de luz, ou telefone, ou contrato de aluguel, ou ainda escritura de imóvel).

As Frentes de Trabalho foram criadas em junho de 1999 como uma forma de enfrentar o problema do desemprego. São recrutados trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, que passam a prestar serviço à comunidade durante nove meses. Não se trata de um emprego fixo, e sim de uma bolsa-auxílio (hoje de R$ 190), que contribui para melhorar a auto-estima e para a reinserção do profissional no mercado de trabalho. 43% dessas famílias tinham renda mensal de até R$ 180. A idade da maioria dos inscritos fica entre 36 e 45 anos. As mulheres representam 75% dos candidatos que se inscreveram nessa última leva.

As tarefas são variadas: os bolsistas pintam muros, fazem varrição, ajudam a cuidar de estações ferroviárias e escolas públicas, entre outros serviços. Os trabalhadores recrutados freqüentam cursos de alfabetização e escolarização (que incluem noções de cidadania e geopolítica) e ainda cursos de requalificação profissional. As aulas são ministradas uma vez por semana por sindicatos, entidades de classe e escolas com as quais a Secretaria do Emprego firma parcerias. As Frentes de Trabalho também fornecem uma cesta básica de 30 kg a cada um dos participantes.

Este ano, assinaram o Termo de Adesão às Frentes de Trabalho 28.062 trabalhadores nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, entre eles São Paulo (capital), Franco da Rocha, Francisco Morato, Embu, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, Itapevi, Santo André, São Lourenço da Serra. Os cursos são dados por entidades como a Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Força Sindical, etc.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria do Trabalho