Especial: Faculdade no ABC terá educação multicultural para afro-descendentes

Instituição oferecerá 600 vagas para cursos de administração e formação de professores

qua, 25/09/2002 - 11h03 | Do Portal do Governo

Construir efetiva igualdade e promover a valorização da comunidade afro-brasileira. Esses são alguns dos objetivos da criação da Faculdade Zumbi dos Palmares pelo Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior (Afrobras) e Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps).

O termo de cooperação tecnológica e acadêmica assinado pela Afrobras e Ceeteps, que prevê a instalação, funcionamento, promoção de intercâmbio e apoio ao desenvolvimento de projetos culturais, está publicado na edição desta quarta-feira. dia 25, do Diário Oficial do Estado.

O diferencial em relação às demais faculdades é melhorar a visão e formação do profissional. Uma das suas metas é propor o entendimento de que a sociedade é constituída por outras etnias e possibilitar mudança na contratação de pessoal. De acordo com a superintendência da faculdade, os critérios de competência e conhecimento devem prevalecer, visto que hoje é corrente a escolha pela cor da pele.

Cursos e vagas

Inicialmente serão oferecidos dois cursos: 100 vagas para o normal superior (formação de professores) e 500 para administração de empresas (com habilitação em comércio exterior, em eletrônica e negócios).
O antigo fórum de São Bernardo do Campo, que fica na Alameda da Justiça, 59, vai abrigar a faculdade. A instituição, além de ter enfoque mais social em seus cursos, acrescenta em sua grade de matérias as disciplinas Etnias e Cidadania.

Os detalhes sobre o curso e o vestibular serão fornecidos no lançamento oficial, dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência ao escravismo e de luta pela liberdade. A história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares foi recuperada nos anos 60 pelo movimento negro brasileiro.

A trajetória do mais conhecido rei dos Palmares confunde-se com a própria história da escravização negra na América. Submetidos ao duro trabalho nos engenhos de açúcar ou em outras atividades, muitos escravos se rebelavam e fugiam de seu cativeiro. Longe dos maus-tratos dos seus senhores, eles formavam uma sociedade paralela, os quilombos ou mocambos, possivelmente inspirados na organização de sociedades africanas. Localizada na Serra da Barriga, na antiga capitania de Pernambuco, Palmares foi o maior e mais duradouro quilombo do Brasil.

Afrobras valoriza o negro

A Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras), responsável pelo instituto que irá gerir a Faculdade Zumbi dos Palmares, há cinco anos luta pelo projeto de construção da instituição educacional. A entidade atua no dia-a-dia com os problemas que afetam a comunidade negra, a formação de novas lideranças e procura viabilizar projetos que atendam às necessidades da comunidade.
Desde sua criação, em 1996, trabalha pelo progresso, desenvolvimento e educação dos afro-descendentes. Investe na formação de mão-de-obra por meio de treinamentos, cursos e bolsas de estudos. A entidade é mantenedora do projeto Pererê-Pererê, que atua nas áreas de educação e cultura. O objetivo principal é a formação profissional pela inserção, visibilidade, integração e valorização da raça negra.
Mantém centro de formação profissional para desenvolver a auto-estima, baseado na educação estética. Assina convênio com a prefeitura paulistana para encaminhar afro-descendentes a cursos gratuitos na área de informática. Veja outros detalhes no site www.afrobras.com.br

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial