Especial: Estado capacita profissionais para a educação indígena

Programa tem como meta a busca de novo modelo de ensino para os índios

qua, 06/11/2002 - 10h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação iniciou nesta semana a primeira fase da capacitação de técnicos e educadores em Educação Indígena, no auditório da Diretoria de Ensino Norte 1. Trata-se de parceria entre secretaria, Ministério da Educação e a Universidade de São Paulo (USP), que tem como meta qualificar 121 profissionais entre dirigentes, supervisores, assistentes técnicos pedagógicos e coordenadores pedagógicos das diretorias de ensino responsáveis por escolas em aldeias indígenas; secretários municipais de cidades que têm comunidades de índios e técnicos de vários setores educacionais.

Os principais objetivos do encontro são: proporcionar uma reflexão sobre a inclusão das escolas localizadas nas terras indígenas no sistema de ensino do Estado ou em parceria com os municípios; discutir as mudanças legais e administrativas na última década; assegurar a especificidade de um novo modelo de educação para a população indígena pautada pela interculturalidade e bilingüismo; qualificar os agentes governamentais e atores pedagógicos comprometidos com o processo de institucionalização da escola indígena e fortalecer o convívio harmônico entre os demais segmentos da sociedade brasileira com os silvícolas.

Os temas desenvolvidos durante a primeira fase da capacitação, dizem respeito aos fundamentos antropológicos e lingüísticos da educação dos índios. As atividades compreendem palestras e oficinas conduzidas por professores especialistas na área, atividades no Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE, da USP, exibição de filmes da série Índios do Brasil e debates.

O programa de capacitação será desenvolvido em duas fases, num total de 32 horas. A segunda etapa será realizada nos dias 18, 19 e 20 e abordará temas referentes aos fundamentos pedagógicos e legais da educação indígena.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação